11º Festival Palco Giratório – Atividades complementares

Xadalu – Elementos Urbanos
Curadoria de Francisco Dalcol (RS)
07/05 a 11/06
Local: Sala Arquipélago – Centro Cultural Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223)
Visitação: 3ª a 6ª feiras, das 10h às 19h; e sábados, das 11h às 18h
Entrada franca
Sobre a exposição: “Elementos Urbanos” parte da imersão do artista visual urbano Dione Martins pelas ruas das grandes cidades. No ambiente de Porto Alegre, onde costuma fazer caminhadas noturnas para intervir com seu indiozinho Xadalu, Dione topa com toda sorte de pessoas e situações. Vem dessa realidade mais invisível e de seus códigos específicos o tema de onde o artista retira os elementos que compõem os trabalhos reunidos nesta exposição. São obras em linguagem de arte urbana que partem da realidade que sensibiliza o olhar de Dione nos seus percursos pela cidade: a situação de marginalização e exclusão social que pauta a vida nos grandes centros.

Antunes Filho: O poeta da cena
Fotografias de Emídio Luisi (SP)
04 a 31/05
Local: Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665)
Horário: 2ª a 6ª feiras, das 8h às 20h; sábados e domingos, 1h antes dos espetáculos programados no
Festival.
Entrada franca
Sobre a exposição: Luisi acompanha a carreira de Antunes desde o fim dos anos 1970, mais precisamente desde “Macunaíma”, em 15 de setembro de 1978, no Theatro São Pedro, que marcou o “turning point” do diretor. De lá para cá, foram vários espetáculos, todos registrados pela câmera de Luisi. Um de seus maiores desafios foi como fotógrafo de cena das peças gregas dirigidas por Antunes. Em busca de uma expressão reveladora, o fotógrafo poderia ter acentuado os traços expressivos da máscara trágica a ponto de subverter suas funções – daí a importância documental das imagens de Luisi, que se submete humildemente à concepção do diretor, acompanhando os ensaios e cada gesto dos atores que aparecem nesta exposição.

Seminário “Práticas Políticas da Cena Contemporânea”
09 a 20/05 (2ª, 3ª, 4ª e 6ª feiras)
Local: Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, 835)
Horário: 14h às 17h
Atividade gratuita
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail palcogiratoriosesc@sesc-rs.com.br

ENCONTROS FESTIVOS
16 e 18/05
Local: Sala Alziro Azevedo – UFRGS
Horário: 19h30 às 21h30
Intercâmbio de práticas, perspectivas, memórias e desejos de grupos que integram a programação. Um momento de encontro aberto ao público e à participação criativa.

16/05
Encontro entre o grupo Teatro Carmin (RN) e as equipes dos espetáculos Moscas (RS), Corpobolados (RS) e Concentração (RS).

18/05
Encontro entre os grupos: Grupo Xama Teatro (MA), Ueba (RS), Coletivo Teatral Ser Tão Teatro(PB).
Atividade gratuita, sem necessidade de retirada de senha.

AÇÃO DE CURADORIA
23/05
Local: Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665)
Horário: 19h
Entrada franca
Nos últimos anos, o papel do curador se fortaleceu e ganhou visibilidade, no entanto, o debate sobre curadoria em artes cênicas ainda é recente. Os curadores Alexandre Vargas (Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre), Jane Schoninger (Festival Palco Giratório Sesc POA) e Luciano Alabarse (Festival Internacional de Artes Cênicas Porto Alegre em Cena) estarão reunidos para compartilhar suas experiências e conversar sobre os diversos pensamentos curatoriais praticados pelos festivais de artes cênicas, especialmente no Brasil. A discussão abarcará a dinâmica da curadoria em nosso país, as relações entre os campos de atuação dos modelos artístico e de gestão e a curadoria entendida como processo criativo. Ainda entre os temas do encontro: quais as possibilidades de recorte curatorial? Existe hoje no Brasil um modelo hegemônico de pensamento curatorial? Que implicações decorrem de um festival que possui um responsável pela gestão e outro apenas para pensar a curadoria? A mediação é da jornalista e crítica teatral Michele Rolim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *