Exposição sobre David Bowie entra em cartaz na Galeria Hipotética

David Bowie receberá homenagem de ilustradores na exposição Bowing, em cartaz na galeria hipotética de 3 de junho a 2 de julho. A idealização é da ilustradora e escritora porto-alegrense Paula Mastroberti.

Cinco ilustradores de diferentes cidades do Brasil reuniram-se para homenagear Bowie a partir de interpretações individuais da carreira do músico falecido em janeiro de 2016 e um dos nomes mais originais da música popular e da contracultura. A abertura da exposição terá jantar temático elaborado pelo chef Marcos Cardozo, fã do artista e especialista em cozinha contemporânea antirrestaurante.

histórias em quadrinhos de david bowie em cartaz na galeria hipotética em porto alegre

Arte de Paula Mastroberti

Todos os artistas participantes são conhecidos e premiados por seus trabalhos na produção de histórias em quadrinhos e nutrem admiração pelo artista britânico. As ilustrações, em tamanhos A3 e A4, produzidas em técnicas diversas como pintura digital, nanquim e aquarela, celebram Bowie com a paixão e a reverência que o artista merece.

A organizadora e participante da exposição, Paula Mastroberti, é professora do Instituto de Artes da UFRGS e desenvolve trabalhos como artista plástica, escritora, ilustradora e quadrinista. Vencedora do prêmio Açorianos em literatura infanto-juvenil com Cinderela: uma biografia autorizada, Paula tem outras 10 obras publicadas, entre elas Heroísmo de Quixote, Prêmio Jabuti na categoria Juvenil. “Saber que ele [Bowie] existiu me faz bem”, afirma Paula.

Além dela, participa da exposição o criador da Cena HQ, projeto de leituras dramáticas de HQs no teatro, José Aguiar (Curitiba/PR), que também é autor das tiras “olheteen e Nada Com Coisa Alguma do jornal Gazeta do Povo e da webcomic A Infância do Brasil, que narra a história pela perspectiva da infância. José ainda tem publicações na França, Portugal, Alemanha e Itália.

Do Rio de Janeiro vem Fabio Lyra, que cria HQs POPs sobre gente normal e encara seus quadrinhos como se fossem canções de um álbum com a trilha sonora da sua vida. Fabio tem participação da antologia Irmãos Grimm em Quadrinhos. Outra porto-alegrense a participar da exposição Bowing é Samanta Flôor, autora e ilustradora freelancer com destaque para Astronauta de Pijama, livro infantil em quadrinhos e sem palavras e Toscomics, série de tirinhas autobiográficas. Segundo ela o amor por David Bowie surgiu quase ao mesmo tempo que o amor aos quadrinhos, quando viu Jareth pela primeira vez.

Completa o quinteto, Lila Cruz, de Salvador/BA, dona de uma gráfica residencial, a jornalista e ilustradora imprimiu ao todo 900 revistas, 300 de cada título, numa Risograph. Conheceu Bowie no início da adolescência, ao assistir Cristiane F., e ouvir a versão do filme para Heroes. Depois disso, gravou a música em fita K7 e caçou o disco homônimo à música até encontrá-lo num sebo de Salvador. Lila define seus vinte e poucos anos em uma única frase de Queen Bitch.

Visitação da exposição sobre David Bowie na Galeria Hipotética

BOWING: abertura da exposição e jantar elaborado por Marcos Cardozo
Quando: 3 de junho, 19h30min.
Onde: Galeria Hipotética (Rua Visconde do Rio Branco, 431 – Bairro Floresta – Porto Alegre/RS).
Quanto: R$ 35,00 (para participar do jantar temático, entrada antecipada no local, limitado a 50 pagantes)
Contato: Galeria Hipotética, 51 3013.2015, contato@hipotetica.com.br.
A exposição fica aberta ao público até o dia 2 de julho.

ziggy plaYS GUITAR CARTAZ EXPOSIÇÃO DAVID BOWIE EM PORTO ALEGRE

Arte de Paula Mastroberti

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>