Exposição traz mais de 80 obras de Francisco Brennand a Porto Alegre

(foto: Fernando Gomes)

(foto: Fernando Gomes)

Fica em cartaz até o dia 4 de setembro, no Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028), a exposição Francisco Brennand – Senhor da Várzea, da Argila e do Fogo. Com curadoria de Emanoel Araújo, a mostra apresenta esculturas, pinturas, desenhos em murais cerâmicos e vídeos, tudo distribuído pelo Grande Hall e pelas Galerias térreas. Ao todo, são 84 obras.

O artista Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand é ceramista, escultor, desenhista, pintor, tapeceiro e ilustrador. Pernambucano, nasceu em junho de 1927, na cidade do Recife. Em 1971, começou a reconstruir a velha Cerâmica São João da Várzea, fundada pelo seu pai em 1917. Esse conjunto, encontrado em ruínas, deu início a um colossal projeto instalado num terreno de 14 mil metros quadrados, que hoje abriga mais de duas mil obras espalhadas por jardins, pátios e lagos.

Francisnco Brennand nas lentes de Orlando Azevedo

Francisnco Brennand nas lentes de Orlando Azevedo

Em Porto Alegre, a mostra é aberta ao público, com programa permanente de Ação Educativa para grupos de escolas e público em geral. A visitação pode ser feita de terça a sábado, das 10h às 19h e aos domingos, das 13h às 19h.

“Mostrar a escultura de Brennand em outro espaço que não seja o seu próprio, de Pernambuco, será sempre um desafio, diante do complexo diálogo criado por ele entre a escultura e o espaço em que ela se desenvolve, ora com a arquitetura, incluindo os antigos galpões da antiga fábrica de cerâmica, e ora se incorporando às ruínas deixadas pela ação dos anos e do passado da fábrica onde nasceu esse grande cenário”, escreve Emanoel Araújo em seu texto curatorial.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>