Fotógrafo gaúcho é premiado em concurso de entidade ligada à ONU

Crédito: Leonardo Savaris

No último dia 24 de dezembro, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) anunciou os vencedores do Concurso Sul-Americano de FotoMigração: a Migração com Outras Lentes. Entre os vencedores, está o fotógrafo gaúcho Leonardo Savaris, que ficou em terceiro lugar com o trabalho Inmigrantes Senegaleses.

O fotógrafo de 39 anos é natural de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, local fortemente influenciado pela imigração italiana. As novas ondas migratórias que se intensificaram na região, e em grande parte do Brasil a partir de 2010, trouxeram migrantes do Haiti e Senegal.

A OIM é uma estrutura ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) para o enfrentamento dos desafios relacionados a migrações humanas. A competição promovida pelo órgão visa o reconhecimento e divulgação dos melhores trabalhos fotográficos que deixam visível a contribuição dos migrantes para o desenvolvimento da região (América Latina), destacando de uma perspectiva positiva o papel da população migrante nos países de origem e de acolhimento.

A questão migratória passou a gerar discussão e polêmica no estado, sobretudo na terra natal do fotógrafo. Desde então permeia o trabalho de Savaris. Em meados de 2011,  morando em Novo Hamburgo, na região metropolitana de Porto Alegre, passou a acompanhar mais de perto o fenômeno migratório na capital gaúcha.

A inciativa de fotografar o cotidiano dos migrantes em Porto Alegre partiu de Savaris, que, por meses, viajava voluntariamente de Novo Hamburgo a Porto Alegre para registrar a adaptação da cultura dos Senegaleses na Capital. “O maior reconhecimento é o que tenho recebido dos próprios personagens dessas fotos, que me consideram um amigo por levar uma imagem positiva sobre a presença deles em nossa sociedade”, comenta.

As obras selecionadas farão parte de ao menos uma publicação organizada pela OIM, além de uma exposição coletiva promovida pela organização em um ou vários países sul-americanos.

Mais imagens do trabalho Inmigrantes Senegaleses

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *