MARGS recebe mostra comemorativa dos 80 anos de Zoravia Bettiol

(foto: Leonel Braz)

(foto: Leonel Braz)

Com obras em acervos de alguns dos mais importantes museus de arte do mundo, a porto-alegrense Zoravia Bettiol já realizou 136 exposições individuais e, aproximadamente, 400 coletivas em mais de 30 países. Em outubro, os 80 anos de vida e os 60 de atividades da artista serão comemorados em uma exposição na pinacoteca central do MARGS.

Zoravia Bettiol – O Lírico e o Onírico, reunirá cerca de 150 obras pautadas no lirismo e na fantasia, dois aspectos marcantes da personalidade, do processo criativo da gaúcha, que iniciou sua trajetória em 1952, quando ingressou no Instituto de Belas Artes (IBA), atual Instituto de Artes da UFRGS. A curadoria é de Paula Ramos e a visitação começa em 25 de outubro e vai até 11 de dezembro.

Porém, no último dia 5 de setembro foi lançada uma campanha de financiamento coletivo com o objetivo de viabilizar a publicação de um catálogo da mostra. Serão impressos mil catálogos, que terão distribuição gratuita. Os valores de apoios para a campanha partem de R$ 25 e as recompensas incluem conjunto de postais e miniaturas de trabalhos, xilogravuras, monotipias e até desenhos originais de Zoravia. As colaborações podem ser feitas pelo endereço https://www.catarse.me/pt/zoraviabettiol. A campanha fica no ar até o dia 20 de outubro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A exposição Zoravia Bettiol – o Lírico e o Onírico será dividida em três módulos distintos. Em um primeiro momento, desenhos e gravuras que revelam o seu vigor gráfico, sua ousadia no uso das cores e o domínio da narratividade. É o universo poético mais conhecido da artista, marcado por referências afetivas, míticas e literárias.

Na sequência, são apresentados estudos, desenhos preparatórios e anotações. Os documentos de trabalho preservados por ela sugerem os seus percursos criativos, a relação entre texto e imagem, e outras linguagens do teatro e da música. Um aspecto de Zorávia nunca exibido. Completando o circuito, o visitante tem a oportunidade de ouvir a voz da artista, em uma entrevista produzida especialmente para a exposição, com ênfase em aspectos do pensamento e da postura política, crítica e libertária de Zoravia.

SERVIÇO

Financiamento coletivo para produção do catálogo da exposição ‘Zoravia Bettiol – o Lírico e o Onírico’
Onde colaborar: https://www.catarse.me/pt/zoraviabettiol
Até quando: 20 de outubro de 2016
Tiragem do catálogo: 1 mil exemplares para distribuição gratuita

Exposição ‘Zoravia Bettiol – o Lírico e o Onírico’
Quando: 25 de outubro a 11 de dezembro de 2016
Onde: Pinacoteca Central do MARGS (Praça da Alfândega, s/n° – Centro -Porto Alegre)

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>