Migração haitiana e senegalesa no Brasil é tema de exposição fotográfica

(Foto: Mateus Bruxe)l

(Foto: Mateus Bruxe)

Fica em cartaz até 17 de abril na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, a exposição O mundo é minha pátria: a migração haitiana e senegalesa no Brasil. Com fotos de Diego Vara, Mateus Bruxel e Tadeu Vilani, do jornal Zero Hora, a mostra propõe um olhar diferente sobre a realidade do Rio Grande do Sul que, nos últimos anos, recebeu muitos haitianos e senegaleses que tentam se integrar à realidade brasileira. Eles acompanharam de perto desde 2014 o dia a dia e os desafios desses migrantes que vieram ao país na busca por um futuro. A exposição foi inaugurada em 15 de março e tem visitação gratuita.

“A língua francesa ressoa hoje com novos sotaques no sul do Brasil, colorida pelo crioulo haitiano ou pelo wolof, a outra língua oficial do Senegal. O objetivo desta exposição é mostrar a diversidade dos mundos francófonos, mas, também, mostrar os obstáculos enfrentados diariamente por homens e mulheres que buscam uma vida melhor”, ressalta Patrice Pauc, diretor geral da Aliança Francesa de Porto Alegre, uma das instituições realizadoras da mostra.

O trabalho fotográfico reúne 40 imagens coloridas e em preto e branco, e abre espaço para a discussão das políticas migratórias em terras brasileiras, que recebem homens e mulheres que buscam uma colocação no mercado de trabalho, seja na construção civil, em frigoríficos, atuando em serviços gerais, postos de gasolina ou restaurantes. Atualmente, existem mais de 50 mil haitianos em território brasileiro, principalmente nos estados do sul.  A imigração senegalesa é mais recente, mas os objetivos dos migrantes são os mesmos: encontrar um emprego no Brasil e poder enviar dinheiro para casa.

Serviço

O que: Exposição O mundo é minha pátria: a migração haitiana e senegalesa no Brasil
Onde: Usina do Gasômetro (Av. Pres. João Goularte, 551)
Quando: de 15 de março a 17 de abril. De terça a sexta, das 9h às 21h; sábado e domingo das 10h às 21h.
Entrada franca

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *