Mostra “X” amplia discussão sobre o racismo com atividades em outubro

A montagem de "Aceita?", de Moisés Patrício. O artista estará em Porto Alegre para duas atividades, nos dias 27 e 28/10. Foto: Igor Sperotto.

A montagem de “Aceita?”, de Moisés Patrício. O artista estará em Porto Alegre para duas atividades, nos dias 27 e 28/10. Foto: Igor Sperotto.

Segue em cartaz na Galeria de Arte da Fundação Ecarta, em Porto Alegre, até 15 de novembro, a mostra X. Com obras de Carlos Vergara, Moisés Patrício e Rafael RG, a exposição busca estabelecer um espaço de reflexão crítica sobre o racismo. Além das obras, a programação de outubro tem rodas de conversa, cineclube e ainda a visita do artista multimídia e arte-educador Moisés Patrício.

Estão marcadas para outubro duas rodas de conversa. A primeira neste sábado, dia 10, às 16h. A segunda acontece no dia 28 de outubro, às 19h, com a presença de Moisés Patrício. Ambas tem entrada gratuita. A atividade ocorre por meio da interlocução entre artistas, ativistas, intelectuais e pesquisadores e pretende observar os lugares de fala dos envolvidos como forma de perceber as dificuldades e os privilégios presentes no racismo estrutural e institucionalizado no Brasil. A roda de conversa busca ampliar o debate geralmente restrito à academia ou à militância política.

No dia 23 de outubro, a Galeria Ecarta é uma das apoiadoras do evento que ocorre no Afrosul Odomodê (Av. Ipiranga, 3850). O Cineclube Especial Carolina de Jesus promoverá exibições de filmes e debates sobre a vida e a obra da escritora mineira Carolina Maria de Jesus. Serão exibidos os curtas Favela: a vida na pobreza, de Christa Gottmann (Alemanha, 1971, 19min) e Vidas de Carolina, de Jéssica Queiroz (Brasil, 2014, 10min), a partir das 19h30, com ingressos a R$ 5. Diego Balbino e Paola Prandini, autores do livro Carolinas (AfroeducAÇÃO, 2014) participam do evento.

A convite da Fundação Ecarta, o artista Moisés Patrício, no dia 27, às 19h, participa do sarau Sopapo Poético, tradicional encontro de arte negra realizado pela Associação Negra de Cultura (ANdC) − sempre na última terça-feira do mês, no Boteko do Caninha (Barão do Gravataí, 577) −, com entrada franca.

Com curadoria de Leo Felipe e Luisa Duarte, e assessoria histórica e política de Fernanda Oliveira, a mostra tem visitação gratuita de terça a sexta, das 10h às 19h, aos sábado das 10h às 20h e aos domingo das 10h às 18h. Durante o período de visitação, estarão disponíveis para consultas trabalhos de referência sobre escravidão, racismo, colonialismo e cultura afro-brasileira. Entre os autores e pensadores, nomes como Franz Fanon, Nei Lopes, Chimamanda Ngozi Adichie, Kabengele Munanga e Carolina de Jesus.

Agenda outubro

Roda de conversa da mostra “X”
Quando: 10 de outubro, sábado, às 16h
Onde: Galeria Ecarta (AV. João Pessoa, 923, Porto Alegre)
Quanto: Entrada franca

Cineclube Carolina de Jesus
Quando: 23 de outubro, às 19h30min
Onde: Afrosul Odomodê (Av. Ipiranga, 3850, Porto Alegre)
Quanto: R$5

Sarau Sopapo Poético
Quando: 27 de outubro, terça-feira, às 19h
Onde: Boteko do Caninha (Barão do Gravataí, 577, Porto Alegre)
Quanto: Entrada franca

2ª Roda de conversa da mostra “X”
Quando: 28 de outubro, quarta-feira, às 19h
Onde: Galeria Ecarta (AV. João Pessoa, 923, Porto Alegre)
Quanto: Entrada franca

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *