12° Fantaspoa acontece entre 13 e 29 de maio em Porto Alegre

12 Fantaspoa_XII Fantaspoa

Vai para a sua décima segunda edição o Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre. Considerado o maior festival do gênero na América Latina, a edição 2016 do Fantaspoa ocorre entre os dias 13 e 29 de maio, com sessões nas salas de cinema do Santander Cultural, Cine bancários e Cinemateca Capitólio. Durante os dias de evento, o público vai poder conferir estreias exclusivas, participar de exibições especiais com a presença de diretores, além de diversos cursos de formação.

Em sua abertura, o festival promove première nacional do longa argentino Kryptonita, que tem a co-produção da Fantaspoa Produções. Dirigido por Nicanor Loreti, a história é baseada no romance de super-herói homônimo escrito por Leonardo Oyola, e parte da premissa de que o alienígena vindo de Krypton foi criado na periferia de Buenos Aires e, ao invés de se tornar o Superman, ele vira o chefe de uma gangue. O filme estreou no Festival de Cine de Mar del Plata em 2015 e teve mais de 110 mil espectadores no circuito comercial argentino. Tanto o diretor quanto o autor estarão em Porto Alegre na noite da première.  Também uma data nobre do festival, no dia 29 o Fantaspoa apresenta a première internacional do americano Antibirth, de Danny Perez. O longa-metragem teve sua primeira exibição no prestigiado festival Sundance.

Como homenageados desta décima segunda edição, o Fantaspoa  destaca quatro artistas com enormes contribuições para o cinema: Guilherme de Almeida Prado, importante cineasta brasileiro egresso da Boca do Lixo paulistana, que despontou entre o final da década de 70 com título celebrado por unirem sexo, fantasia e horror; Antonio Mayans, ator espanhol nascido em 1939 e que já participou, até 2015, de mais de 180 filmes ; Brian Trenchard-Smith, realizador inglês que alcançou reconhecimento na Austrália, quando escreveu e dirigiu o marcante The Man from Hong Kong em 1975, filme homenageado por Quentin Tarantino em um de seus trabalhos recentes;  e William Lustig, diretor nova-iorquino, também cultuado pela sua disrtribuidora, a Blue Underground, responsável por relançar diversos grandes clássicos do cinema fantástico, incluindo títulos até então muito raros.

O cartaz oficial deste ano foi ilustrado pela artista tailandesa Woraya Chotikul (imagem abaixo). A organização ainda não divulgou a programação completa, mas já é possível conferir o nome de alguns dos mais de 60 filmes que estarão no festival. Basta acessar: http://www.fantaspoa.com

Trailer Oficial

Cartaz

12 Fantaspoa_XII Fantaspoa porto alegre

 

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>