Cinema expressionista alemão no Santander Cultural em junho

O cinema expressionista alemão ocupa todo o mês de junho da sala do Santander Cultural. Dentre os 25 títulos a serem exibidos durante o festival patrocinado pelo Instituto Goethe, o destaque é uma versão com cenas inéditas do longa Metrópolis de Fritz Lang.

cena do filme da escola de cinema expressionista alemão metropolis

Cena do filme “Metrópolis”

A programação será dividida em quatro temas, cada uma com seis representantes do cinema expressionista alemão. Em Pesadelos e Monstruosidades, dois dos principais temas da escola expressionista, o terror dos pesadelos com a figura dos monstros, reais ou imaginários; Vida Artificial e Mundos Fantásticos traz robôs e seres tecnológicos em ambientes imaginários; Dramas Humanos chega para contrapor a atmosfera surreal com dilemas e angústias que afligem até hoje; por último, Influências e Adaptações apresenta o legado que a escola deixou para as gerações que a sucederam.

Como é possível perceber, o expressionismo trabalha com distorções da realidade sem perder o foco na busca por respostas. As obras do cinema expressionista alemão fazem parte  de um movimento artístico que nasceu após a Primeira Guerra (1914-1918) como oposição ao romantismo que perdeu espaço depois do horror da guerra. De alguma forma o expressionismo grita pelos fantasmas dos que morreram durante o conflito. Ao assistir a seleção do cinema expressionista alemão no Santander Cultural Porto Alegre, será possível perceber uma estética caracterizada por elementos como a distorção de cenários, personagens e da fotografia estilizada que falava alto em uma época na qual o cinema era preto-e-branco e silencioso.

filme o estranho mundo de jack é herdeiro do cinema expressionista alemão

Cena de “O Estranho Mundo de Jack”

A programação de cinema expressionista alemão terá também algumas sessões comentadas, como a apresentação do clássico Metrópolis, de Fritz Lang, com cenas inéditas. O longa foi restaurado em 2010 a partir de cenas raríssimas encontradas no Museo del Cine de Buenos Aires, na Argentina e que até então eram consideradas perdidas. A projeção e o bate papo acontece no sábado,  13 de junho, às 19h, com os pesquisadores de cinema e especialistas no filme Marcelo Severo e Felipe M. Guerra. Outro destaque é o Domingo em Família, que acontece no dia seguinte, 14 de junho, com a exibição de três sessões da divertida animação O Estranho Mundo de Jack, dirigida por Henry Selick e roteirizada por Tim Burton, ambos herdeiros da escola expressionista. Confira a programação aqui, ou por dia, na agenda Culturíssima aqui na barra lateral.

Cinema expressionista alemão no Santander Cultural

Ingressos: R$ 10,00
Sessões às 15h, às 17h e às 19h

Pessoas acima de 60 anos e estudantes: R$ 5,00
Associados SESC também pagam meia-entrada

Bilheteria: ter a dom, das 14h às 19h

Funcionários e clientes Santander têm entrada franca (ingressos limitados)
Domingo em Família: entrada gratuita

Capacidade total: 85 lugares

Programação sujeita a alteração
Ar-condicionado
Acesso para portadores de necessidades especiais
Estacionamento conveniado com a Garagem Andrade Neves (Rua Gen. Andrade Neves, 71). Validação do tíquete na recepção.

Contato: ecine@santander.com.br

scultura@santander.com.br | www.santandercultural.com.br

Telefone: 51 3287.5500

Endereço Santander Cultural

Rua Sete de Setembro, 1028 | Centro
Porto Alegre-RS

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *