Cinemateca Capitólio é aberta ao público

Foram  mais de 20 anos com as portas fechadas.  O Cine-Theatro Capitólio foi inaugurado em 1928, permanecendo ativo até outubro de 1994.  De 2003 pra cá,  uma parceria entre Prefeitura de Porto Alegre, Associação dos Amigos e Fundacine deu início ao projeto de restauro e à captação de recursos, vindos do Ministério da Cultura, do BNDES e da Petrobras. Com estrutura ampliada  o Capitólio foi finalmente entregue  nesta sexta-feira, 27.

Além da sala de exibição, o novo espaço cultural da capital está equipado com sala multimídia, salas de pesquisa, biblioteca, sala de exposições e cafeteria. O espaço é dedicado ao setor audiovisual, voltado à preservação de filmes, roteiros, fotos, livros, cartazes e outros itens relacionados à memória do cinema e da produção.

As atividades iniciam-se nesta sexta, a partir das 19h. Na sessão inaugural, além de o Início do Fim, de Gustavo Spolidoro (filmado nas ruínas do prédio), o público assistirá ao longa Vento Norte, de Salomão Scliar (primeiro longa-metragem de ficção sonoro realizado no Rio Grande do Sul). Ao longo do fim de semana, as portas também estarão abertas ao público, com exibições gratuitas de três grandes clássicos do cinema. Veja a programação:

28 de março
16h – A Doce Vida, de Federico Fellini.
19h – Alphaville, de Jean-Luc Godard, seguido de debate.

29 de março
17h – O Leopardo, de Luchino Visconti.

A sala de exibição da Cinemateca Capitólio mantém as características originais do espaço, preservando o amplo pé direito do antigo Cine Theatro e a arquitetura da tela, tendo contudo sua plateia adaptada para o formato stadium. A sala, com capacidade para 164 espectadores (além de um espaço reservado a quatro cadeirantes), terá sessões de cinema permanentes, de terças a domingos, com três sessões diárias.

Informações da Secretaria Municipal de Cultura
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *