Correspondência entre Drummond e professora gaúcha vira documentário

o ultimo poema_foto tiago coelho

Helena Maria com uma das cartas de Drummond, ao lado da diretora Mirela Kruel. Foto: Tiago Coelho

Durante 24 anos, Helena Maria Balbinot e Carlos Drummond de Andrade trocaram cartas e cultivaram uma improvável amizade à distância. Ela, uma professora do interior do Rio Grande do Sul. Ele, um dos poetas modernistas mais importantes da literatura brasileira. Esta é a história que inspirou o documentário O Último Poema, da diretora Mirela Kruel. O filme tem lançamento simultâneo dia 29 de outubro em Porto Alegre e Rio de Janeiro. Dia 5 de novembro estreia em São Paulo e Belo Horizonte.

“Para mim fazia todo o sentido contar essa história. E acho que hoje é interessante lançar reflexões sobre a qualidade das relações, o valor da amizade, do tempo que investimos em nossas relações”, explica a diretora, que conheceu a história de Helena e Drummond em uma reportagem da revista Piauí, em 2008. Mirela participa, no dia 31 de outubro, às 19h, de uma sessão comentada gratuita, durante a Feira do Livro de Porto Alegre, no Cine Santander Cultural.

O Último Poema mostra a vida de Helena, que hoje, aposentada e recolhida em seu modesto cotidiano, ainda sonha e lamenta com o encontro real com o poeta que não aconteceu. Ela conta como conheceu a poesia de Drummond e fala sobre o que mudou na sua vida com a aproximação de seu íntimo com o mundo poético do escritor. “Drummond se correspondia com muitos leitores. Era muito atencioso e gostava muito de responder aos seus leitores. Isso me surpreendeu bastante, ele realmente se dedicava a escrita e suas reverberações”, revela a cineasta.

O documentário foi gravado em locações em Porto Alegre, Guaporé, Cambará e Rio de Janeiro. O ator Rodrigo Fiatt é quem interpreta Carlos Drummond de Andrade nas cenas que recriam o imaginário da professora.  “Depois de ler a matéria da Piauí, fui imediatamente atrás do endereço de Helena e parti para Guaporé. Conversamos muito. Ela mostrou seu pequeno tesouro, a pasta preta cheia de cartas e bilhetes e até poemas que Drummond escreveu especialmente para ela”, completa Mirela, que destaca que o documentário também é sobre o quanto a poesia é uma maneira de ver e entender o mundo.

COQUETEL E SESSÃO DE ESTREIA
29 de outubro, às 20h30, Guion Center | Porto Alegre
Presença da diretora, equipe e elenco
Rua Lima e Silva, 776| Cidade Baixa| Porto Alegre  RS  Brasil | Tel. 51 3307.0919

SESSÃO COMENTADA ESPECIAL
31 de outubro, às 19h, Cine Santander Cultural | Porto Alegre
Sessão comentada gratuita durante a Feira do Livro de Porto Alegre
Presença da diretora, equipe e elenco
Retirada de senhas 1 hora antes da sessão na bilheteria do Santander Cultural
Rua Sete de Setembro, 1028 | Centro Histórico | Porto Alegre  RS  Brasil | Tel. 51 3287.5500

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *