DCE da Unisinos exibe “5 Câmeras Quebradas” com a presença do diretor

Nesta segunda-feira, 30, O Diretório Central dos Estudantes e o Centro Acadêmico do Direito da Unisinos promovem o Cine Debate com filme 5 Câmeras Quebradas, indicado ao melhor documentário estrangeiro na premiação do Oscar 2013. Foi a primeira película palestina a ser indicada a qualquer categoria. O evento contará com a presença do próprio diretos, Emad Burmat.

O Cine Debate ocorrerá às 20h no Auditório Central da Unisinos São Leopoldo.

5BrokenCameras_Poster3.indd

O Filme

O documentário é resultado é de sete anos de trabalho de Emad Burmat, que comprou a primeira câmera após o nascimento de seu filho, e passou a registrar tudo o que acontecia em sua vila natal, Bil’in, na Cisjordânia, lugar sob ocupação militar de Israel. O título do filme faz referência às cinco câmeras que foram quebradas por tiros disparados pelo exército israelense. Em uma dessas ocasiões o equipamento salvou a vida do diretor – a câmera deteve a bala que ia na direção da cabeça de Burmat.

5 Câmeras Quebradas leva o público a participar do cotidiano de Bil’in e a vivenciar um pouco do que significa estar submetido a uma ocupação militar.  Para os brasileiros,  o filme traz uma particularidade especial. Soraya, mãe dos quatro filhos de Emad, cresceu no Brasil. A porta da casa deles é pintada com a bandeira do Brasil, que aparece também em uma das cinco câmeras. As crianças também aparecem usando camisas da Seleção brasileira com frequência, sobretudo nos dias de jogos do país na Copa do Mundo.

Em 2012, foi indicado para o Asian Pacific ScreenAward e ganhou o prêmio de melhor documentário no Jerusalém Film Festival; o de melhor diretor de documentário no Sundance e também foi indicado para o Grande Prêmio do Júri desse festival, nos Estados Unidos, e o Busan Cinephile, do Busan International Film Festival, da Coreia. Em 2011 recebeu o Prêmio Especial do Júri e o Prêmio Especial do Público no International DocumentaryFilm Festival Amsterdam (IDFA), na Holanda.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>