Dira Paes recebe homenagens durante Festival de Cinema de Gramado

Emocionada, a atriz Dira Paes recebe o Troféu Oscarito. (foto: Diego Vara / Pressphoto)

Por João Rosa, direto de Gramado

A sempre carismática e atenciosa atriz Dira Paes, recebeu na última sexta-feira, 25, o Troféu Oscarito no 45º Festival de Cinema de Gramado. Desde 1991 o prêmio é entregue para os grandes nomes do cinema nacional.

A paraense de 48 anos, que em 2003 venceu na categoria Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme Noite de São João, de Sérgio Silva, também já foi homenageada em 2009, quando ganhou o Troféu Cidade de Gramado. No ano seguinte, conquistou um Kikito de Melhor Atriz pelo curta-metragem Ribeirinhos do Asfalto.

Após ser chamada para receber o troféu no palco do Palácio dos Festivais pela atriz Araci Steves, caracterizada como Anahy, protagonista do filme Anahy de las Missiones (1997), Dira não poupou críticas ao presidente Michel Temer e ao ministro da Cultura, Sérgio Leitão. “Eu peço, em nome da classe artística, do audiovisual brasileiro, que tanto o Ministro da Cultura quanto o Presidente da República, possam pensar e discutir políticas audiovisuais com os profissionais brasileiros. Nós sabemos o que é bom para o cinema do país”, declarou.

A atriz Araci Esteves, com quem contracenou há 20 anos, na pele de “Anahy de las Misiones” apareceu para abraçá-la. (foto: Edison Vara / Pressphoto)

Paes ainda reiterou o quanto o cinema faz parte de sua vida, falando das inúmeras vezes que ela esteve na platéia e aplaudiu a “todas essas pessoas” que a inspiraram. Finalizou ainda dizendo que deve “tudo ao cinema brasileiro”, que lhe “apresentou pessoas que viraram referência” .

Após a premiação, a artista atenciosamente atendeu aos inúmeros fãs, que aguardavam ansiosos no tapete vermelho para conseguir um autógrafo, tirar uma foto e até mesmo fazer selfies, na qual, em algumas oportunidades, ela mesmo fez questão de segurar diversos celulares para fazer os registros.

Com mais de 30 anos de carreira e diversos filmes no currículo, entre eles Corisco & Dadá (1996), Amarelo Manga (2002), Meu Tio Matou Um Cara (2004), Dois Filhos de Francisco (2005), Dira Paes também interpretou personagens cômicos na televisão que fazem o telespectador relembrarem até os dias de hoje, como a “Solineuza” da série A Diarista (2004-2007), “Norminha” em Caminho das Índias (2009) e “Celeste” em Amores Roubados (2014).

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *