Documentário sobre ativistas ambientais gaúchas percursoras nos anos 60 estreia em Porto Alegre

Magda Renner e Giselda Castro na ECO 92

Substantivo Feminino, premiado documentário sobre a trajetória das ecologistas gaúchas Magda Renner e Giselda Castro, entra em cartaz nesta quinta-feira, 14, na Cinemateca Paulo Amorim da Casa de Cultura Mário Quintana como parte da mostra especial da rede Latinópolis. O filme tem exibições diárias às 17h30 até o dia 20 de junho.

Dirigido pelo cineasta Juan Zapata e cooproduzido pela gaúcha Daniela Sallet da DS Produções, Substantivo Feminino recebeu, em 2017 Menção Honrosa na 6° Mostra ECOFALANTE de Cinema Ambiental, em São Paulo. E o prêmio “IMPEGNO CIVILE” no 33º Festival de Cinema Latino Americano de Trieste, na Itália, com a seguinte justificativa: “Pelo compromisso de quem dedicou seu talento a uma causa social e a promover valores universais, e para corajosa decisão dos diretores que, acreditando no valor desta história, souberam aproveitar os meios disponíveis para narrá-la”.

Em março de 1964, Giselda Castro e um pequeno grupo de senhoras da alta sociedade porto-alegrense fundaram a Ação Democrática Feminina Gaúcha, que tinha o objetivo de realizar trabalho assistencial com foco na educação de jovens e na profissionalização de mulheres de baixa renda. Logo em seguida, Magda Renner passou a integrar a entidade e, motivadas pelas ideias do ambientalista José Lutzenberger, a ADFG passou a se dedicar também à causa ecológica.

Integrantes de famílias tradicionais de Porto Alegre, Giselda Castro e Magda Renner percorreram o mundo com seu ativismo ecológico, contrariaram interesses econômicos e foram vigiadas pela ditadura militar. A atuação destacada da dupla trouxe para o Brasil a organização internacional Friends of the Earth, presente em mais de 70 países.

O documentário Substantivo Feminino começou o circuito comercial semana passada em Valparaíso, no Chile e tem exibições programadas ainda em junho em cidades do México e Colômbia.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *