Exposição da Galeria Ecarta busca inspiração na ficção-científica

(Foto: Leo Felipe)

(Foto: Leo Felipe)

Imagine um futuro em que insetos adquirissem inteligência e, após a extinção da raça humana, eles decidissem investigar a falência do projeto civilizatório do Ocidente a partir de suas próprias ruínas. Segundo o curador e diretor artístico da Galeria Ecarta, Leo Felipe, é daí que parte a mostra Os Teóricos Artrópodes: Metodologias e Práticas de Pesquisa em Campo Avançado (ou Uma Noite na Ilha dos Museus), que abre a temporada de exposições do espaço no próximo dia 11, às 19h, com visitação gratuita até 24 de abril.

O que começou, em meados de 2015, como um grupo de pesquisa formado por artistas e pensadores de distintas áreas transformou-se em um projeto colaborativo. A partir de um imaginário emprestado da ficção-científica, com seus discursos de pseudociência, o projeto foi concebido como uma exposição contendo uma série de performances que promovem o entrecruzamento de diferentes linguagens e meios artísticos. “Insetos devem perceber o mundo de um modo muito diferente do nosso. Então imagine o tipo de conclusão a que uma investigação como esta chegaria”, comenta o curador.

Uma questão central no projeto é a tentativa de aproximação entre teoria e prática a partir de uma abordagem lúdica e colaborativa. A mostra reúne trabalhos que se colocam entre as artes visuais, o vídeo, a performance, a música, a arte sonora, a literatura, a poesia, os quadrinhos e o teatro. Os artistas participantes são Alexandre Navarro Moreira, Celina Alcântara, Chico Machado, Cristiano Rieck, Giancarlo Lorenci, Luciano Zanatta, Tula Anagnostopoulos, Zeca Azevedo e o próprio Léo Felipe.

A visitação pode ser feita de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h. E, a partir de 18 de março, todas as sextas-feiras, às 19h, os Teóricos Artrópodes promoverão performances que incluem manipulação de objetos sonoros, vídeo-performances, leitura e produção de relatórios, entre outras ações com participação de convidados.

Serviço

Os Teóricos Artrópodes: Metodologias e Práticas de Pesquisa em Campo Avançado (ou Uma Noite na Ilha dos Museus)
Participações: Alexandre Navarro Moreira, Celina Alcântara, Chico Machado, Cristiano Rieck, Leo Felipe, Giancarlo Lorenci, Luciano Zanatta, Tula Anagnostopoulos e Zeca Azevedo
Onde: Galeria Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)
Abertura: 11 de março  de 2016, sexta-feira, 19h
Performances: a partir de 18 de março, todas as sextas-feiras, às 19h, até o encerramento da exposição
Visitação: até 24 de abril de 2016, de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h
Quanto: Entrada franca
Informações: 51 4009. 2971 e www.ecarta.org.br

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *