Livro resgata história do clássico do cinema gaúcho ‘Verdes Anos’

Diretores e elenco do filme

Diretores e elenco do filme

Acontece no próximo sábado, 6 de agosto, às 17h, na Cinemateca Capitólio, o livro Verdes Anos – Memórias de um Filme e de uma Geração. A publicação, que resgata a história do filme Verdes Anos (1984), dirigido por Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil, é de autoria da historiadora Alice Dubina Trusz. Após a sessão de autógrafos, o longa será exibido, em 35mm, na sessão das 19h, com entrada  franca.

Verdes Anos teve sua primeira exibição pública no dia 9 de abril de 1984, no Festival de Cinema de Gramado, e estreou comercialmente em 25 de maio daquele mesmo ano. Inspirado em um conto do escritor Luiz Fernando Imediato, o filme o cotidiano de um grupo de jovens que vive em uma pequena cidade do interior do estado, no auge da ditadura militar. Além de marcar uma geração e assinalar  o momento de profissionalização da dupla de diretores, Verdes Anos também acompanha os primeiros passos de atores como Werner Schünemann, Marcos Breda, Márcia do Canto e Luciene Adami.

Entrevista com Giba Assis Brasil
Entrevista com Carlos Gerbase

Verdes Anos – Memórias de um Filme e de uma Geração, inaugura a linha de publicações da Cinemateca Capitólio, em parceria entre a Secretaria da Cultura de Porto Alegre e a Editora da UFRGS. Ao longo de um ano, Alice Dubina realizou dezenas de entrevistas com os profissionais envolvidos na produção do filme e mergulhou em arquivos para vasculhar os jornais da época, a fim de resgatar os bastidores e o impacto provocado por seu lançamento. A edição inclui ainda o conto original que deu origem ao roteiro e um caderno com fotos de cena e bastidores das filmagens. O texto de apresentação é assinado pela jornalista e crítica de cinema Maria do Rosário Caetano, uma das maiores entusiastas do filme dirigido por Carlos Gerbase e Giba Assis Brasil.

Verdes Anos Memorias de um Filme e de uma Geracao

Projeto gráfico assinado pelo premiado artista Flávio Wild, o livro tem 360 páginas e será vendido pelo preço de R$ 49,00

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>