“O Sal da Terra” entra em cartaz nesta quinta-feira

Chega ao circuito comercial de cinema, nesta quinta-feira, 26, o documentário O Sal da Terra, filme que aborda a vida e a obra do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. Dirigido pelo alemão Wim Wenders e pelo filho do protagonista, Juliano Ribeiro, O Sal da Terra revela os bastidores das aventuras de um dos fotógrafos mais respeitados no mundo.

Sebastião-Salgado-O-Sal-da-Terra-1

Juliano Ribeiro (esquerda), Sebastião Salgado (centro) e Wim Wenders (direita). Foto: divulgação

Ao longo de sua vida, Salgado tem viajado através dos continentes e testemunhado alguns dos principais eventos da história recente: conflitos internacionais, a fome e o êxodo. Aqui, a maior parte das cenas são gravadas em preto e branco, contribuindo para a dramaticidade dos depoimentos e remetendo aos principais trabalhos do fotógrafo. O documentário exibe também imagens feitas por Juliano durante as viagens com o pai.

Em 2014, o filme foi vencedor do Prêmio Especial na mostra Un Certain Regard, no Festival de Cannes. Este ano, concorreu ao Oscar na categoria de melhor documentário. Segundo o jornal britânico The Guardian, O Sal da Terra é “uma suave e sedutora biografia do legendário fotografo brasileiro”.

Filho de Sebastião Salgado e um dos diretores do filme, Juliano Ribeiro acredita que seu documentário pode despertar um sentimento de otimismo a quem assisti-lo. “O documentário tem uma mensagem muito forte. O Sebastião não chegava em algum lugar e simplesmente fotografava. Ele convivia com as pessoas, se tornava amigo delas. Apesar das histórias tristes, nossa ideia é passar uma mensagem de otimismo e esperança”, declarou em recente entrevista ao portal Encontro.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>