Oscar 2018: Três Anúncios para um Crime, indicado em sete categorias

Por João Rosa para o Especial Oscar 2018

Uma mulher indignada que não mede esforços para fazer justiça, disposta a contrariar padres, chutar adolescentes, intimidar policiais e uma cidade inteira. Três Anúncios para um Crime, longa que até o momento é um dos mais cotados à estatueta de melhor filme no Oscar 2018, conta a história de Mildred Hayes, uma mãe que teve a filha estuprada e assassinada em Ebbing, pequena cidade onde o filme é ambientado. Ela então decide aproveitar a inoperância de três outdoors que desde 1986 não eram usados e investir cinco mil dólares com frases extremamente agressivas criticando a polícia local pelo descaso no crime.

Quem dá a vida à personagem é a excelente Frances McDormand, premiada como melhor atriz em Fargo (1996). A intérprete, que foi indicada ao prêmio de melhor atriz por seu atual trabalho, nos revela o lado mais duro e sensível de um ser humano. Com uma atuação brilhante, Mildred vai contra tudo e todos preconceituosos do vilarejo, seja do dentista ao delegado.

E não para por aí. Três Anúncios para um Crime, além te ter um roteiro muito bem alinhado, mostrando principalmente a evolução de personagens, e ter uma direção digna de indicação, tem também outros dois atores que simplesmente dão um banho de qualidade na hora de atuar. Falo do experiente Woody Harrelson e do talentosíssimo Sam Rockwell, que vivem os policiais Bill Willoughby e Jason Dixon, respectivamente. Ambos estão sendo frequentemente intimidados pela mãe sedenta por justiça. Vale ressaltar que Harrelson já soma três indicações na Academia. Aqui, ambos estão concorrendo ao prêmio de Melhor Ator Coadjuvante.

Já o diretor Martin McDonagh, detentor de uma pequena carreira, porém com um Oscar no currículo pelo seu trabalho em Six Shooter, curta-metragem vencedor em 2006, nos traz um dos melhores longas do circuito atual de Hollywood, cheio de reviravoltas, evolução de personagens chaves e com atuações de luxo.

Posso afirmar com tranquilidade (como dizem o pessoal do Choque de Cultura) que Três Anúncios para um Crime é o melhor filme dessa leva de indicados e certamente vencerá o prêmio principal. O longa concorre ainda a Melhor Filme, Atriz, Ator Coadjuvante (Harrelson e Rockwell), Roteiro Original, Trilha Sonora e Edição.

Nota: 9.2

Deve vencer nas categorias: Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Ator Coadjuvante.

João Rosa é jornalista e produtor cultural, tem 27 anos e é apaixonado por cinema. Em 2017, trabalhou na cobertura do Festival de Cinema em Gramado para o Culturíssima e agora assina uma série de textos especiais sobre os filmes indicados ao Oscar 2018. Leia AQUI os outros textos.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *