
Poeta e pajador Jayme Caetano Braun
Os irmãos Thiago Suman e Guilherme Suman estão trabalhando na pré-produção de Bochincho – O filme. O curta vai adaptar o poema Jayme Caetano Braun. Além de celebrar cultura regional, o filme se propõe a ser uma homenagem inédita à obra do pajador que morreu aos 75 anos em 1999.
O curta-metragem, que tem produção da Solução Filmes, roteiro assinado pelos irmãos e direção do Guilherme Suman, tem gravações previstas para janeiro e lançamento para o segundo semestre de 2020. Para viabilizar o projeto, a equipe está levantando recursos através de financiamento coletivo. A campanha pode ser conferida AQUI. A meta é chegar aos 30 mil reais. As contrapartidas a quem ajudar vão desde ter o nome nos créditos e botton do filme a convite para coquetel de lançamento e consultoria de roteiro para projetos de cinema.
A um bochincho certa feita
Fui chegando de curioso
Que o vicio é que nem sarnoso
Nunca para nem se ajeita
Baile de gente direita
Eu vi, de pronto, que não era
Na noite de primavera
Gaguejava a voz dum tango
E eu sou louco por fandango
Que nem pinto por quirera
Trecho do poema Bochincho de Jayme Caetano Braun
Os irmãos Thiago e Guilherme Sumam já acumulam uma bagagem de 15 anos envolvidos com a cena nativista do Rio Grande do Sul. Ambos já tiveram participações destacadas como compositores e declamadores em diversos festivais de música regional. Segundo eles, o filme pretende explorar a cultura gaúcha, valendo-se de dicção gauchesca, mas pontuando o patrimônio poético do autor, com a licença autoral roterizada para dar uma releitura justa à obra original.
Elenco vai contar com a participação de alguns autores bem conhecidos do audiovisual gaúcho, como Clemente Viscaíno, Cassiano Ranzolin, Sirmar Antunes, entre outros. Para acompanhar as novidades da produção de Bochincho – O filme, siga as páginas oficiais no facebook e instagram.