Road movie gaúcho ‘Dromedário no Asfalto’ chega aos cinemas

dromedarionoasfalto_divulgacao (3)Após a morte da mãe, Pedro (Marcos Contreras) decide iniciar uma jornada de Porto Alegre até o país vizinho, Uruguai, em busca do pai que ele não conhece. É o arco dramático desse personagem, o Pedro, com essa motivação, conhecer o pai, que o diretor e roteirista Gilson Vargas apresenta seu longa-metragem de estreia Dromedário no Asfalto. O filme chega às salas comerciais no dia 30 de julho. Na capital gaúcha, o longa estará no Guion Center e no Espaço Itaú de Cinema.

A equipe viajou ao Uruguai seis vezes, entre pesquisa, pré-produção e filmagens, totalizando mais de 10 mil quilômetros de idas e vindas. Porto Alegre, Cidreira, Pinhal, Mostardas, Farol da Solidão, Aguas Dulces, Rocha, Maldonado, Piriapolis e Montevidéu estão entre as tantas cidades que serviram de locação. “Dromedário no Asfalto surgiu da vontade de filmar na estrada, filmar fora da cidade. Sair um pouco do cinema urbano, que a minha geração, surgida nos anos 90, está tão acostumada a fazer”, afirma o diretor.

Apostando no estilo road movie e buscando inspirações em filmes como Paris, Texas, de Win Wenders, Vargas explica que o filme tem dois movimentos centrais: o físico, que é a jornada em si e os eventuais obstáculos do caminho; e o movimento interior, que passa pelos momentos de reflexão que o personagem estabelece com ele mesmo. “Por que o Pedro não pega um avião ou um ônibus para encontrar o pai dele? Porque ele precisa fazer essa jornada, fazer essa caminhada, passo a passo”, conta o cineasta que iniciou sua carreira em 1999 e já ganhou diversos prêmios com seus curtas-metragens.

Protagonista de Dromedário no Asfalto, o ator Marcos Contreras revela que possui uma proximidade com Pedro. “Eu perdi minha mãe e meu pai mora no Chile. Ainda não fui atras dele. Mas toda essa dúvida, essa quebra de orgulho, acho que eu conseguia sentir bastante próximo do que o personagem tinha. São coisas que não são ditas, na verdade. Elas ficam subentendidas durante o filme”, diz o ator. Ainda integram o elenco Vanise Carneiro, Luciana Baseggio e os uruguaios Laura Schneider, Ruben Coletto, Lucia Trentin, entre outros.

Filmado no Brasil e no Uruguai, Dromedário no Asfalto é uma co-produção entre as produtoras Pata Negra, Ponto Cego e Boomboom. O longa tem apoio da Film Comission do Uruguai. Na fase de montagem recebeu o prêmio Fumproarte (Prefeitura de Porto Alegre) e o prêmio para Finalização de Longas do Governo do Estado do RS.

Trailer

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *