Vingadores: Era de Ultron

11136110_825683707507817_4708518217361906156_o

Luiz Paulo Teló

A cada produção, seja em seriados para TV, seja no cinema, fica mais evidente o quanto a Marvel acertou em apostar na criação de um universo compartilhado em live-action. Algo que está longe de ser simples. Os Estúdios Marvel tem um cronograma traçado que parece ser muito coerente e, até agora, tem se mostrado eficaz na sua execução. Vingadores: Era de Ultron cumpre seu papel dentro desse universo, mas também funciona de maneira excelente como trama individual.

A história se passa após os eventos de Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014). Com o desmanche da S.H.I.E.L.D., o grupo de heróis se junta novamente para resgatar o cetro de Loki, que agora está sob domínio da organização HIDRA. A partir do cetro recuperado, Tony Stark/Homem de Ferro (Robert Downey Jr) e Bruce Banner/Hulk (Mark Ruffalo) o utilizam para aprimorar o projeto Ultron, uma espécie arma robótica dotada de inteligência artificial capaz de proteger a Terra de supervilões. Como se sabe, o Ultron vira-se contra os Vingadores e, conforme vai evoluindo, chega à conclusão que só haverá paz no mundo se a raça humana for extinta.

Muito se comenta que o diretor e roteirista Joss Whedon, que também dirigiu e escreveu o primeiro, em 2012, optou por uma estética mais sombria e realista em Vingadores: Era de Ultron. Em partes: o filme é, realmente, mais escuro e menos colorido, mas o clima é exatamente o mesmo. O universo segue bastante fantasioso, as cenas de ação ganharam em magnitude e destruição, agora em escala mundial, e conflitos internos e o humor seguem ditando o ritmo da trama.

Quem gostou do primeiro, e gosta das adaptações da Marvel, certamente vai gostar de Vingadores: Era de Ultron. A miseenscène do longa quase não apresenta problemas, pois sempre quanto os heróis aparecem juntos, a coisa funciona muito bem. Até mesmo nas cenas de grandes batalhas, sempre empolgantes e bem enquadradas – embora haja um exagero ou outro.

Além dos já estabelecidos Homem de Ferro, Hulk, Thor (Chris Hemsworth), Viúva Negra/Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) e Gavião Arqueiro/Clint Barton ( Jeremy Renner), os novos personagens inseridos na trama dão um fôlego importante ao universo como um todo, depois de uma série de filmes com os mesmos protagonistas. O Visão (Paul Bettany, que também é a voz de Jarvis) é fundamental para o desfecho e muito bem concebido. Além dos gêmeos Maximoff, que são o Mercúrio ( Aaron Taylor-Johnson) e a Feiticeira Scarlate (Elizabeth Olsen), originalmente mutantes nas HQs, mas aqui tratados como “aprimorados” (já que mutante é um termo que pertence à Fox). Ela, inclusive, muito mais interessante que ele. Quem também aparece rapidamente é Ulysses Klaue/Garra Sônica (Andy Serkis), que deve voltar com mais destaque no filme do Pantera Negra, em 2018.

Algumas opções de roteiro tem uma especial felicidade por parte de Joss Whedon, que não dirigirá os próximos dois filmes da franquia Avangers. Primeiro, a ideia de aprofundar um pouco mais a história do Gavião Arqueiro e dar uma subtrama à Viúva Negra, dois personagens que não tiveram seus filmes independentes. Depois, o temperamento do Ultron, muito similar ao seu criador Tony Stark. Embora haja muita destruição, também existe uma atenção especial com os civis, coisa que os heróis deixaram um pouco de lado no primeiro filme. E, finalmente, as pontas soltas. Vingadores: Era de Ultron resolve o que tem de resolver e deixa muita coisa em aberto para os próximos filmes, principalmente para Capitão America 3: Guerra Civil.  

A Marvel faz um cinema de fan service com muita qualidade. Dando ao espectador aquilo que ele quer, aquilo que ele espera, mas com alta técnica e elementos específicos que fazem das adaptações um Universo novo, que não apenas se apropria daquilo que já foi desenhado e lido por milhões, mas também se dá ao direito de modificar algumas coisas. Vingadores: Era de Ultron é isso, não deixa de ser mais do mesmo. Mas segue sendo bom.

Ficha

Gênero: Ação
Direção: Joss Whedon
Roteiro: Joss Whedon
Duração: 160 min.
Ano: 2015
País: Estados Unidos
Distribuidora: Walt Disney Pictures
Estúdio: Marvel Studios
Classificação: 12 anos

Cotação: 8

Trailer

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *