Clássico romance sobre Sepé Tiaraju ganha edição comemorativa

foto cred Leonid Streliaev

Foto: Leonid Streliaev

Foi em 1975, portando há 40 anos, que o escritor gaúcho Alcy Cheuiche contou a história dos Sete Povos das Missões e da epopeia do maior guerreiro guarani com o lançamento do livro Sepé Tiaraju – Romance dos Sete Povos das Missões. Quatro décadas depois da primeira edição, o escritor e o fotógrafo Leonid Streliaev percorreram juntos as ruínas missioneiras, o que resultou na edição bilíngue (português / alemão), com capa dura e miolo inteiramente em cores, também comemorativa aos 190 anos da imigração alemã no Brasil, pela AGE Editora.

O evento de lançamento será na quinta-feira, 28, às 18h30, no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mário Quintana, com bate-papo com os autores e apresentação das fotos. O lançamento terá a presença da cantora Marlene Pastro, acompanhada do violonista Antônio Flores, que interpretará a Canção dos Sete Povos, cuja letra foi escrita por Alcy Cheuiche especialmente para a ocasião. A edição tem patrocínio do Banrisul por meio do financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Sepé Tiaraju – Romance dos Sete Povos das Missões já teve edições em braile, foi transformado em quadrinhos e traduzido para o espanhol e para o alemão. “Esta edição bilíngue (…) é dedicada às primeiras famílias da Alemanha que, no longínquo ano de 1824, atravessaram o mar oceano para construir uma nova pátria. Quase duzentos anos depois, no grande caldeamento de etnias que forma o Brasil, é como se os primitivos habitantes guaranis os recebessem no palco dos seus maiores triunfos e de sua grande tragédia”, comenta Cheuiche.

Alcy Cheuiche sempre destacou-se pelo seu trabalho com o romance histórico, tendo retratado personagens e fatos importantes da história do Brasil, como Santos Dumont, João Cândido, Bento Gonçalves, Getúlio Vargas e muitos outros. Além de ter conquistado relevantes prêmios literários ao longo da carreira, também foi Patrono da Feira do Livro de Porto Alegre em 2006. Sepé Tiaraju – Romance dos Sete Povos das Missões narra a história do lendário índio guarani  líder da resistência indígena ao Tratado de Madrid (1750), na região oeste do Rio Grande do Sul.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Serviço

O que: Alcy Cheuiche lança edição bilíngue de Sepé Tiaraju – Romance dos Sete Povos das Missões com fotos de Leonid Streliaev
Dia: 28 de maio (quinta-feira)
Hora: 18h30 bate-papo com os autores || 19h30 sessão de autógrafos do livro
Onde: Teatro Bruno Kiefer – 6º andar CCMQ (Andradas, 736)
Entrada franca

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *