Eduardo Galeano (1940 – 2015)

eduardo-galeanoO escritor e jornalista Eduardo Galeano morreu nesta segunda-feira, 13, em Montevidéu, aos 74 anos. Segundo o El PaísGaleano havia sido internado em um hospital da capital uruguaia devido a complicações em decorrência de um câncer de pulmão.

Ao longo de sua trajetória, o autor foi um interprete astuto e defensor abnegado das causas sociais da América Latina. Como escritor, transcendeu gêneros: fez ensaios, ficção, reportagens, etc. Escreveu obras referenciais, como As Veias Abertas da América Latina (1971) e Memória de Fogo (1982-86).

Eduardo Galeano publicou mais de 30 livros. Recebeu o prêmio Casa de Las Américas em 1975 e 1978, e o prêmio Aloa, dado pelas casas editoras dinamarquesas, no ano de 1993. A trilogia Memória do fogo foi premiada pelo Ministério da Cultura do Uruguai e, em 1998, recebeu o American Book Award (Washington University, EUA). No ano seguinte, Galeano foi o primeiro autor homenageado com o prêmio à Liberdade Cultural, da Lannan Foundation (Novo México).

Programa Sangue Latino, do Canal Brasil (2009)

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *