Festival NosOutras homenageia e exalta protagonismo da mulher na cena musical de Porto Alegre

(foto: Pritep)

A rapper Negra Jaque é uma das atrações do festival NosOutras (foto: Pritep)

Com shows e roda de conversa para  discutir o papel da mulher na sociedade e na cena cultural, acontece em Porto Alegre, dia 23 de março, no Bar Opinião, a primeira edição do Festival NosOutras. O evento, que busca valorizar a atuação feminina, é organizado, produzido e protagonizado por mulheres. No palco, as atrações são a rapper Negra Jaque, a sambista Nani Medeiros, o bloco Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só, o grupo e Três Marias, além do Sarau NosOutras, que abre o festival, com o comando de Kátia Suman.

A cantora e ativista cultural Camila Toledo, idealizadora do projeto, conta que a ideia nasceu da observação da cena musical de Porto Alegre, com o surgimento de muitas cantoras, compositoras e bandas formadas por mulheres. Ela buscou parceiras para reunir algumas dessas artistas em um único evento. “Tinha intenção de buscar apenas mulheres e achei que teria dificuldade, mas foi mais fácil do que imaginava. Está sendo maravilhoso poder ver um coletivo só de mulheres realizando isso”, comemora Camila, que espera que o sucesso desta primeira edição torne possível a realização de outras.

A idealizadora do NosOutras diz que a curadoria do festival buscou a representatividade dos mais variados estilos musicais. “Teremos do hip hop aos ritmos regionais brasileiros. Essa busca teve por finalidade mostrar a diversidade da cena de bandas formadas por mulheres”, explica. A rapper Negra Jaque, além de se apresentar acompanhada de uma DJ e de uma B-Girl, leva para os seus versos a pauta feminista e do movimento negro. Já o bloco Nao Mexe Comigo Que Eu Nao Ando Só é formado por 40 mulheres, entre compositoras, cantoras, instrumentistas e ritmistas. Com uma pesquisa consistente sobre ritmos regionais e folclóricos do Brasil, o grupo Três Marias, coordenado por Andressa Ferreira e Gutcha Ramil, surge com uma sonoridade composta por vozes e diversos instrumentos de percussão. E ainda a cantora Nani Medeiros, uma das grandes cantoras de samba e MPB que temos hoje no Rio Grande do Sul.

Abrindo as atividades do festival, o Sarau NosOutras terá a radialista Katia Suman conduzindo um bate-papo com Babi Souza, criadora do movimento “Vamos Juntas” – eleito pela revista Elle como um dos cinco movimentos digitais feministas mais representativos atualmente -, a cantora e compositora Ana Lonardi, a paulista Cris Rangel, idealizadora do selo Lôca do Play, e Natália Salau Jobim, da Ocupação Mirabal.

“E quanto a produzir um evento como esse, a beleza está nas parcerias que surgem e que redesenham as relações e as referências profissionais. A dificuldade está nas parcerias com a iniciativa privada que, em tempos de crise, tem limitações quanto aos apoios. Agradecemos a Mil Sons, ao Estúdio Musitek e o Bistro da Vó Mercedes que apesar desse cenário, concordaram em apoiar o NosOutras, e que acreditaram que o Festival será mais que um evento, mas uma ideia: uma ressignificacão do papel da mulher na música em Porto Alegre”, conclui a coordenadora do projeto, Camila Toledo.

Serviço

O que: Festival NosOutras
Atrações:  Negra Jaque; Nani Medeiros; bloco Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só; Três Marias; Sarau NosOutras
Quando: Dia 23 de março, às 20h
Onde: Bar Opinião (Rua José do Patrocínio, 834. Cidade Baixa – Porto Alegre)
Ingressos: R$ 20,00 + 1 artigo para doação
Ingressos antecipados: http://www.blueticket.com.br/

Ficha técnica do Festival:
Produção executiva: Flávia Cunha e Leticia Teixeira (Let’s Go Produtora)
Assessoria técnica: Bibiana Petek
Criação gráfica: Alice Tessler e Ananda Aliardi
Fotografia: Leticia Zhulian
Vídeo: Alana Beulke
Coordenação do projeto: Camila Toledo
Assessoria de imprensa: Bebê Baumgarten

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>