Inaugurada a primeira sala de ensaios própria da Ospa

No dia sete de março de 2017 a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre inaugurou sua primeira sala própria de ensaios após 67 anos de existência. O espaço de mil e oitocentos metros quadrados fica no prédio da Secretaria da Educação no Centro Administrativo Fernando Ferrari, espaço cedido pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul e reformado com fundos do Ministério Público Estadual obtidos através da Fundação Pablo Komlós, entidade criada em 2004 especialmente para buscar recursos para viabilizar a sede da orquestra.

ospa inaugura sala de ensaio no centro administrativo

Fundada em 1950 pelo maestro Pablo Komlós e emcampada pelo Governo Estadual em 1965, os primeiros ensaios da Ospa aconteceram nos fundos do Theatro São Pedro. Ao longo dos seus quase 70 anos a Orquestra teve como sede o Colégio Rosário, o Auditório Araújo Vianna, o Teatro Leopoldina, o Centro Vida, o Palácio Piratini, o Cais do Porto, a Igreja São Pedro e o Teatro Elis Regina na Usina do Gasômetro até ter sua primeira sala própria de ensaios no antigo depósito do Prédio da Secretaria de Educação no CAFF.

vista do palco da sala de ensaio da ospa

O papel da Fundação Pablo Komlós na reforma do local foi fundamental para transformar uma obra que levaria no mínimo cerca de seis meses apenas para licitação em uma construção que pode ser viabilizada em 75 dias. Enquanto instituição privada, a Fundação recebeu o dinheiro do Ministério Público e repassou a Ospa, que enquanto instituição estadual enfrentaria todas as burocracias que envolvem as entidades públicas para que sua sede pudesse ser construída.

sala de ensaio da ospa

A Ospa é a orquestra mais antiga do Brasil em atividade e desenvolve muito mais do que uma série de concertos anuais. Buscando levar a música erudita para fora do circuito o grupo realiza apresentações em igrejas, faz concertos didáticos para crianças, desenvolve um centro de interpretação especialmente voltado para música contemporânea produzida no Estado, possui coro próprio, uma orquestra jovem e uma escola de música. O diretor artístico da Ospa Evandro Matté, que conduziu a orquestra na noite de inauguração da Sala de Ensaios foi um dos alunos da Escola. Entre as apresentações mais tradicionais da Ospa estão uma ópera anual, o concerto de primavera no Jardim Botânico e a caminhada musical pelo Centro da cidade.

o maestro durante inauguração da sala da ospa

Cedido por 20 anos, o espaço onde antes funcionava um depósito dentro da Secretaria de Educação foi em sua maior parte financiado pelo Ministério Público, mas também recebeu doações de empresas privadas. Com ótimas condições acústicas e de climatização, o local ainda deve receber melhorias, pois há o projeto de transformar o espaço em um auditório. De qualquer maneira, as condições de ensaio são ideais e devem por um fim a peregrinação da Ospa em busca de espaço na cidade. De agora em diante, quem quiser usar o mesmo argumento de Érico Veríssimo para identificar Porto Alegre, poderá dizer, não apenas que sua cidade tem uma orquestra sinfônica, mas uma orquestra sinfônica com sede própria.

vista a partir do palco da sala de ensaio da ospa

Fotos: Gabriela Baum

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>