Ospa cria encontro entre professor e aluno italianos

Ospa apresenta-se com regência de Gian Luigi Zampieri e solo de Daniele Riscica no próximo dia 26 de maio no Theatro São Pedro. Professor e aluno dividirão o palco pela primeira vez em Porto Alegre.

concerto da ospa com maestro e pianista italiano no theatro são pedro

A “Abertura Coriolano” Op. 62 de Beethoven (1771-1827) abre a noite contando a história do herói que persuadido por sua mãe desiste de invadir sua terra natal e comete suicídio. Coriolanus foi escrito pelo austríaco Heinrich Joseph von Collin em 1804 a partir da primeira biografia feita por Plutarco (120 d.C.) sobre o general romano que teria vivido no século V a.C. A obra estreou em 1807 com a introdução de Beethoven.

pianista Daniele Riscica apresenta-se com a ospa no theatro são pedro

Na sequência, Daniele Riscica, de apenas 23 anos, interpreta o solo do “Concerto para piano e orquestra nº 20”, K 466, composto em 1785, por Mozart. A obra é da mesma fase que inspirou “As bodas de Fígaro”, famosa ópera do compositor. Riscica estuda piano desde os 4 anos e identifica a peça como uma obra escura, atravessada ocasionalmente por relâmpagos que a enchem de luz.

Gian Luigi Zampieri e a Ospa fecham a noite com a “Sinfonia nº 4 em mi menor”, op. 98, de Johannes Brahms (1833-1897). O último movimento da peça é considerado por sua forma, singeleza de estruturação e riqueza polifônica uma homenagem a Bach, o pai da música tonal. O recurso utilizado por Brahms foi a Passacaglia, um estilo de composição em que o tema é repetido no baixo enquanto ganha variações na melodia principal. Recurso muito utilizado no período Barroco e que retornou no século XX nas estrutura de boa parte das trilhas sonoras para cinema.

Ospa, Zampieri e Riscica no Theatro São Pedro

Dia 26 de maio, terça-feira, às 20h30 no Theatro São Pedro

Programa

L. v. Beethoven: Abertura “Coriolano”
W.A. Mozart: Concerto para piano e orquestra nº20, K.466
J. Brahms: Sinfonia nº4, op.98

Regente: Gian Luigi Zampieri
Solista: Daniele Riscica (piano)

Ingressos entre R$ 10 e R$ 40 disponíveis no local com desconto de 50% para seniores, estudantes e titulares do cartão Clube do Assinante ZH de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h (quando não há espetáculos noturnos, das 13h às 18h30); nos sábados, das 15h às 21h, e domingos, das 15h às 18h

Endereço Theatro São Pedro

Praça Mal. Deodoro s/nº – Porto Alegre/RS

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>