Ospa faz seu primeiro concerto em Igreja Evangélica

No próximo dia 14, a Ospa quebra paradigmas e realiza seu primeiro concerto em uma Igreja Evangélica. A apresentação terá obras de Mozart e Vivaldi com regência de Evandro Matté.

evandro matté será o regente da ospa em concerto na igreja evangélica do bairro floresta

A música erudita nascida no seio da Igreja Católica será motivo de uma união simbólica entre duas religiões com interpretações diferentes do mesmo livro. O movimento da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre de levar a sua série de concertos intitulada Igrejas para uma celebração evangélica é no mínimo representativo. Afinal, mesmo que não conste no programa nenhuma obra referente ao catolicismo, a crença é o ponto de partida de inúmeras obras da música clássica, assim como suas igrejas são consideradas por excelência o lugar ideal para a apresentação do estilo.

A Ospa abrirá seu concerto na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, no bairro Floresta com “O Rapto do Serralho”, ópera do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) que revela um final feliz em uma Turquia muçulmana que mais parece um conto de fadas. A história da peça que estreou em 1782 é de Johann Gottlieb Stephanie Der Jüngere e foi uma das precursoras do chamado “estilo turco” que tomou corpo entre os compositores de Viena no final do século XVIII.

concerto da ospa em igreja evangélica terá solo de oboé por viktoria tatour

Em seguida serão interpretadas duas obras do compositor italiano Antonio Vivaldi (1678-1741). A primeira é “Concerto para Oboé e Cordas”, da década de 1720, que terá solo de oboé por Viktória Tatour (foto). A segunda composição de Vivaldi da noite é “Concerto Alla Rustica”, peça de vigorosos temas rústicos recheados da sofisticação de um dos mestres da música barroca, período que tem como característica justamente a antítese.

A segunda parte do espetáculo na Igreja Evangélica traz aos espectadores o barroco alemão com a “Canzona Bergamasca”, de Samuel Scheidt (1587-1654). Inspirada na dança italiana de Bérgamo a peça é executada com participação especial do Quinteto Porto Alegre, o conjunto de metais da Ospa.

quinteto de metais da ospa apresenta-se em concerto na igreja evangélica assembleia de deus

Duas obras fecham a noite, começando pela abertura de “As Bodas de Fígaro”, ópera buffa de Mozart baseada em libreto homônimo de Lorenzo da Ponte e estreada em 1786. A “Sinfonia n° 35″, de 1782, encomendada pela família Haffner de Salzburgo encerra o espetáculo da Ospa na Igreja Evangélica.

Serviço Concerto da Ospa na Igreja Evangélica da Assembleia de Deus:

Programa

W.A. Mozart – Abertura de “O Rapto do Serralho”
A. Vivaldi – Concerto para Oboé e Cordas
A. Vivaldi – Concerto Alla Rustica
S. Scheidt – Canzona Bergamasca
W.A. Mozart – Abertura de “As Bodas de Fígaro”
W.A. Mozart – Sinfonia nº 35 – “Haffner”

Regente: Evandro Matté
Solistas: Viktória Tatour e Quinteto de Metais Porto Alegre

Concerto da Série Igrejas

14 de abril, terça-feira, às 20h30

Entrada Franca

Igreja Evangélica Assembleia de Deus no bairro Floresta

Endereço:

Rua General Neto, 384 – Bairro Floresta

Mais informações pelo site oficial da Ospa ou pelo telefone (51) 3222.7387

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>