Tedy, o amor não é para amadores – resenha

Vinícius de Macedo

“No amor, as mulheres são profissionais; os homens, amadores”. Começo a resenha de Tedy, o amor não é para amadores, com uma frase do cineasta francês François Truffaut, que talvez tenha feito muita gente refletir ou até se escandalizar na metade do século passado. Mas hoje em dia, ela nada mais é do que uma constatação.

tedy amor

 

Baseado em um modelo de palestras que ficou famoso no mundo inteiro, a peça mistura as mais diversas citações sobre o amor com a dor do protagonista que acabou de se separar. O objetivo é racionalizar as emoções e montar um quebra-cabeça que ajude a aliviar o conflito sentimental do personagem e que sirva de referência para a plateia. Na entrevista de Bob Bahlis para o Culturíssima, o autor e diretor de Tedy, o amor não é para amadores, define a peça como uma palestra sobre o amor. Mas segundo Truffaut, uma palestra sobre o amor feita por um homem, seriam ensinamentos inúteis de um amador. No entanto, para Bob, Tedy é um profissional, alguém que aprendeu com a própria dor.

Tedy é interpretado por José Henrique Ligabue, o “Lino”, da novela global Flor do Caribe. Durante o espetáculo o ator chora, grita e chega até a suar durante uma transa imaginária de seu personagem. Tedy, o amor não é para amadores, sugere um verdadeiro curso profissionalizante sobre o amor. Qualquer ser que já tenha se apaixonado na vida sente no título a esperança de conseguir entender este sentimento que nos provoca tanta alegria e tanta dor. Se não tanto, pelo menos faz a plateia sonhar em encontrar na história a peça que faltava para preencher seu quebra-cabeça particular. Mas se nada disso acontecer, pelo menos faz rir. O drama de Teddy é tão semelhante ao nosso, que rimos da nossa própria desgraça.

Tedy o amor não é para amadores

O Culturíssima foi convidado pelo próprio Bob Bahlis para assistir a uma das apresentações da peça, que esteve no Teatro do Sesc entre os dias 10 e 13 de junho. Casualmemte escolhemos a sessão de sexta-feira 12, dia dos namorados. Por isso, sem medo de dar spoiler, podemos revelar que Tedy termina com uma meiga homenagem à namorada de Ligabue, que sobe ao palco e se desmancha em lágrimas ao ter a peça dedicada a ela e ser pedida em casamento. Como toda a história de amor tivemos um final só nosso. Mas com certeza, o seu vai ser diferente. Porque o amor, só depende de você.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *