Bukowski: Histórias da Vida Subterrânea no teatro em Porto Alegre

Bukowski: Histórias da Vida Subterrânea faz nova temporada Sala Álvaro Moreyra até 28 de agosto. A peça é resultado de uma detalhada pesquisa na obra autobiográfica do escritor Henry Charles Bukowski Jr., conhecido como “dirty old man” ou “velho safado”.

o escritor maldito charles bukowski tem vida e obra encenadas no teatro em porto alegre

Nascido na Alemanha mas criado nos EUA desde os três anos, Bukowski era alcoólatra e pulava de emprego em emprego trabalhando como faxineiro ou frentista pelos subúrbios das cidades enquanto escrevia alucinadamente sonhando em ser conhecido como escritor. Todos esses conflitos permitiam ao escritor reflexões sobre a sociedade, vista como um agente que estabelece conceitos e define estratos e intelectos, nos quais obviamente Bukowski não se encaixava, o que o tornava ainda mais marginal.

A peça criada pelo Depósito de Teatro traz também reflexões pessoais do escritor que se estendem da superfície ao subterrâneo psíquico, personificadas em grande parte por seu alterego Henry Chinaski, o anti-herói protagonista de quase todos os livros. No teatro, a obra mistura-se com a vida para representar um universo sujo, promíscuo e sombrio, mas capaz de incitar as mais originais reflexões sobre os paradigmas da sociedade e o amor. Sua obra está relacionada a autores como Fiódor Dostoiévski, Henry Miller e Ernest Hemingway.

o velho safado charles bukowski interpretado no teatro em porto alegre

Bukowski: Histórias da Vida Subterrânea não é uma história linear é um apanhado dos momentos mais marcantes da vida do escritor como seus 14 anos de trabalho ininterrupto nos correios de Los Angeles, o primeiro casamento, sua infância e relação com seus pais, leituras que realizava em universidades e sua relação com as mulheres. Sartre certa vez atribuiu a Bukowski o título de maior poeta da América, versos que são relembrados também no teatro, assim como algumas das pinturas do escritor representando suas várias facetas. Completam a peça uma seleção de música contemporânea que ajuda a construir uma paisagem intimista para os dilemas urbanos do autor.

Ingressos Bukowski: Histórias da Vida Subterrânea

Sala Álvaro Moreyra (Av. Erico Veríssimo, 307)
Dias 18, 19, 20, 21, 25, 26, 27 e 28 de agosto
De quinta a domingo às 20h
Inteira R$ 40,00 e meia R$ 20,00 (estudantes, professores, idosos e classe teatral)
Loja Sirius (Rua da República, 304 – Cidade Baixa)

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>