Caio Fernando Abreu é homenageado em nova montagem de ‘O Homem e a Mancha’

Texto foi encenado pela primeira vez há 20 anos.

Texto foi encenado pela primeira vez há 20 anos.

Em 1996, Luís Artur Nunes e Marcos Breda montavam o último texto escrito por Caio Fernando Abreu para teatro, O Homem e a Mancha. Os três foram muito amigos. O jornalista, escritor e dramaturgo morreria em fevereiro daquele ano e não veria a estreia do espetáculo, em novembro, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.

Vinte anos depois, essas três histórias voltam a se cruzar. O Homem e a Mancha ganha uma releitura comemorativa, em noite única na capital gaúcha, em seu palco de estreia, o Theatro São Pedro. A homenagem dos amigos Marcos Breda e Luís Artur Nunes ao autor acontece no simbólico 12 de setembro, dia em que Caio completaria 68 anos.

Caio Fernando Abreu / 20 anos: O Homem e a Mancha – Releitura Dramatizada Multimídia apresenta uma nova forma de teatralizar o texto de Caio Fernando Abreu, em uma linguagem que inclui vídeos, imagens e momentos do espetáculo de 20 anos atrás. Em cena, além do monólogo, interpretado por Marcos Breda, Luís Artur Nunes também participa com a leitura das rubricas, as indicações do autor, que normalmente aparecem entre parênteses na edição impressa do roteiro.

O Homem da Mancha

“Gostaríamos que o público, a quem por praxe é negada a leitura desse material, pudesse também saboreá-lo”, conta Luís Artur. Para ele, as rubricas de Caio são riquíssimas, cheias de humor e de poesia. “Este evento que combina várias linguagens, é a nossa forma de dizer a Caio mais uma vez o quanto (e como cada vez mais) o amamos e admiramos”, completa.

Apesar de Breda e Luís Artur serem as duas vozes microfonadas, não serão o foco visual da montagem. Este será constituído por imagens ininterruptas do espetáculo de 96. Imagens estáticas, “stills”, captados da encenação como uma espécie de HQ, ilustrando fala a fala do que o texto. A seleção dessas imagens e a sua edição são de Candé Salles, realizador do filme Para sempre teu, Caio F., a partir das filmagens das apresentações no Theatro São Pedro e na Casa da Gávea no Rio. Segundo a equipe de produção, este é o começo de um projeto que terá desdobramentos, intitulado CA(IO) Entre Nós.

Caio Fernando Abreu / 20 anos: O Homem e a Mancha – Releitura Dramatizada Multimídia
Espetáculo de Luís Artur Nunes e Marcos Breda em homenagem a Caio Fernando Abreu
Dia 12 de setembro, 21h
Theatro São Pedro – Praça Marechal Deodoro, s/n. Centro Histórico. Porto Alegre.

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) na bilheteria do teatro

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *