Dez atrações imperdíveis na 61° Feira do Livro de Porto Alegre

Foto: Cristine Rochol / PMPA

Foto: Cristine Rochol / PMPA

Nesta sexta-feira, 30 de outubro, começa mais uma Feira do Livro de Porto Alegre, que este ano chega a sua 61° edição. Ainda que a área infantil esteja em funcionamento desde às 9h e as bancas abram às 12h, a abertura oficial está marcada para 19h, com a apresentação da Banda Municipal. O evento permanece aberto ao público, na Praça da Alfândega, no centro da capital, até 15 de novembro. Para mais informações e programação completa acesse o site oficial da Feira: www.feiradolivro-poa.com.br.

Leia também:
Conheça Dilan Camargo, patrono da 61° Feira do Livro

Além dos balaios recheados de livros baratos, do contato direto com escritores e do prazer de passear sob os jacarandás floridos, a Feira do Livro de Porto Alegre oferece uma variedade de eventos, como saraus, palestras e oficinas. São atividades que aproximam ainda mais o público da literatura e da cultura em geral.

Nomes como o do cartunista espanhol Kap, o escritor português Almeida Faria e do músico e escritor Tico Santa Cruz estão confirmados na agenda da Feira do Livro. Diante de tantas opção na vasta programação, separamos dez atividades imperdíveis que estão previstas na Praça da Alfândega.

Mostra de Cinema Israelense | todos os dias, 15h | Cine Santander Cultural – Rua 7 de Setembro, 1028

Cada vez mais filmes produzidos em Israel vem alcançando reconhecimento internacional e conquistando premiações. A mostra é uma boa oportunidade para conhecer um pouco mais do cinema do país. Entre os filmes que serão exibidos, destaca-se está A fogueira, de Joseph Cedar, mesmo diretor de Nota de rodapé e Beaufort, que concorreram ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2012 e 2008, respetivamente.

31/10 | Um papo com Kap19h30 | Auditório Barbosa Lessa (CCCEV) – Rua dos Andradas, 1223

O cartunista espanhol Jaume Capdevila, o Kap , falará sobre o panorama do humor gráfico na Europa com suas crises. Atualmente, Cap publica seus cartuns nos jornais La Vanguardia e Mundo Deportivo, de Barcelona. Entre livros de quadrinhos e ensaios sobre humor gráfico soma mais de trinca publicações. Também participam da conversa Edgar Vasques e Schroder, com mediação de Santiago. O evento oferecerá tradução simultânea.

 02/11 | Centenário de Antônio Chimango19h | Sala Leste do Santander Cultural – Rua 7 de Setembro, 1028

Há cem anos foi publicada a primeira edição de Antônio Chimango, de autoria de Ramiro Barcellos, sob o pseudônimo de Amaro Juvenal. O clássico é um poema de sátira política que ironiza Borges de Medeiros. É a partir dessa publicação que os partidários de Borges passaram a ser chamado de chimangos pelos opositores. Luís Augusto Fischer, Fausto Domingues e José Francisco Botelho vão trocar uma ideia sobre a obra.

04/11 |Sarau Elétrico | 20h | Teatro Carlos Urbim – Avenida Sepúlveda, entre a Mauá e a Siqueira Campos

Uma vez por ano o Sarau Elétrico deixa o escurinho do bar Ocidente para ganhar o ar fresco da Praça da Alfândega. É a oportunidade de participar gratuitamente desse evento clássico da cidade e ter o prazer de escutar ótimos textos. Nessa edição, o tema é teatro. São prometidas leituras de Shakespeare, Nelson Rodrigues, Ibsen, Beckett e muitos outros. A apresentação é dos confirmadíssimos Luís Augusto Fischer, Diego Grando e Katia Suman.

05/11 | Ora, pois18h | Sala Oeste do Santander Cultural – Rua 7 de Setembro, 1028

A proposta é apresentar uma troca de ideias entre Almeida Faria, que é uma das maiores figuras da literatura portuguesa, o conceituado escritor gaúcho Luiz Antônio de Assis Brasil. Entre os livros do escritor lusitano, destacam-se Rumor Branco, Cortes e O Murmúrio do Mundo. Para mediar a conversa, foi escalada Jane Tutikian.

05/11 | Pólvora20h | Teatro Carlos Urbim – Avenida Sepúlveda, entre a Mauá e a Siqueira Campos

A novela policial Pólvora, de Tico Santa Cruz, atingiu mais de 300 mil leitores quando foi publicada na internet. Agora o escritor e vocalista da banda Detonautas está lançando uma versão impressa da história. Tico Santa Cruz também é autor de Clube da Insônia e Tesão. Para falar sobre o seu trabalho, conversará com Roger Lerina.

06/11 | Regras para escrever histórias de detetives15h | Auditório Barbosa Lessa (CCCEV) – Rua dos Andradas, 1223

Com apenas 25 anos, Raphael Montes já desponta como um dos principais nomes da literatura policial no Brasil. Depois do sucesso dos livros Suicidas e Dias perfeitos, está lançando O vilarejo. Também é roteirista da série Romance policial: Espinosa, que está sendo exibida no GNT. Seu conhecimento de investigação e crimes rederá aos porto alegrenses o workshop Regras para escrever histórias de detetives.

 06/11 | Rock de Galpão20h | Teatro Carlos Urbim – Avenida Sepúlveda, entre a Mauá e a Siqueira Campos

Será realizado o show de lançamento do livro Rock de Galpão nas Missões, que documenta a aproximação de músicos e criadores da área urbana com os mais representativos compositores da música folclórica do Rio Grande do Sul.

 08/11 | Águas do Guaíba | 18h | Sala Oeste do Santander Cultural – Rua 7 de Setembro, 1028

O livro Águas do Guaíba não poderia ter sido lançado em momento mais oportuno que o atual. Com o dilúvio que assolou Porto Alegre nos últimos meses é fundamental que se olhe com mais atenção para o nosso rio-lago. E o evento, baseado no livro, propõe justamente uma viagem por paisagens, eventos e vivências pelas margens do Guaíba e um mergulho no lodo sombrio de suas profundezas. Rafael Guimarães, Marco Nedeff, Edgar Vasques, Ricardo Stricher e Rualdo Menegat participarão do encontro, que terá também será apresentado em Libras

13/11 | cidade que queremos17h | Sala Leste do Santander Cultural – Rua 7 de Setembro, 1028

Com o agravamento da mobilidade urbana, muitos cidadãos estão se aproximando do tema com interesse em debater a política urbana e a questionar o modelo vigente, que transforma a cidade em mercadoria. “Como avançar e construir a cidade que queremos?”, é o que Tiago Holzmann, Milton Cruz, Francisco Marshall, Lena Cavalheiro e Katia Suman se propõe a debater.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>