Fabrício Silveira investiga cena musical de Manchester em novo livro

O autor visitou o local onde Kevin Cummings fez uma das fotos mais conhecidas e mais intrigantes de toda a carreira do Joy Division.

O autor visitou o local onde Kevin Cummings fez uma das fotos mais conhecidas e mais intrigantes de toda a carreira do Joy Division.

Colunista da casa e professor da Unisinos, o jornalista Fabrício Silveira mergulhou fundo na cena musical  e na cultura underground da cidade de Manchester, durante o primeiro semestre de 2015, em seu estágio de Pós-Doutorado Sênior na Universidade de Salford. O estudo resultou no Guerra Sensorial – Música pop e cultura underground em Manchester (Modelo de Nuvem, 208 páginas). O autor também busca, em seu texto, encontrar similaridades entre Porto Alegre e a cidade inglesa.

Entre o final da década de 70 e início dos anos 90, Manchester foi uma das cidades mais importantes em termos de rock e cultura pop. Grupos como Joy Division, New Order, The Smiths, Happy Mondays, Stone Roses e Oasis, foram apenas algumas dentre tantas outras bandas que colocaram a cidade no topo das paradas musicais do mundo. “Não há, hoje, como entendermos a música eletrônica, a música independente, o punk e o pós-punk, o chamado brit pop, dentre tantas outras questões da estética e do mercado musicais, sem reservarmos, em algum momento, algum espaço – um capítulo, ao menos – para esta cidade fria no norte da Inglaterra”, afirma o professor.

Com registros fortemente focados em espetáculos de música ao vivo, transcorridos em Manchester e, ocasionalmente, em seus arredores, Guerra Sensorial recupera aspectos da história cultural da cidade, remetendo o leitor à era pós-punk da conhecida Factory Records. Em 2013, o autor foi indicado ao Prêmio Açorianos de Literatura (categoria Ensaio de Literatura e Humanidades) pelo livro Rupturas Instáveis – Entrar e sair da música pop (Editora Libretos). Há cerca de cinco anos, Fabrício Silveira, Doutor em Ciências da Comunicação desde 2003, tem voltado-se ao estudo da música pop.

Guerra Sensorial_ Música pop e cultura underground em Manchester_Fabricio Silveira

Lançamento

O lançamento do livro acontece em Porto Alegre neste sábado, 2 de abril, às 20h, no Panama Estudio Pub (José do Patrocínio, 963). A noite ainda terá show da banda porto-alegrense The Gentrificators (conheça: https://goo.gl/B6QTe4). Guerra Sensorial – Música pop e cultura underground em Manchester estará à venda no local por R$ 29,90. A entrada é franca.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>