Fantaspoa 2017 conta com mais 100 filmes e diversas atividades gratuitas

TheBookofBirdie_FilmStills_00108_o livro de birdie_fantaspoa

“O Livro de Birdie”, da norte-americana Elizabeth Schuch, abre o festival

Entre os dias 19 de maio e 04 de junho, Porto Alegre sedia mais uma vez um dos festivais de cinema fantástico mais importantes do mundo. Em 2017, o Fantaspoa chega a sua 13º edição, e tem números que impressionam e dimensionam o seu tamanho. A programação traz mais de 100 filmes, provenientes de 30 países. Ao todo, são 40 sessões com a presença de diretores, produtores, atores ou roteiristas e 49 longas-metragens exibidos pela primeira vez no Brasil. Além de diversos worshops e atividades de formação, inteiramente gratuitas. As salas da Cinemateca Capitólio e também do Cine Santander Cultural exibem os filmes selecionados.

Na abertura do Fantaspoa 2017, dia 19 de maio, no Capitólio, será exibido O Livro de Birdie, dirigido pela norte-americana Elizabeth Schuch e que conta com elenco totalmente feminino. O filme, estreia da da artista como diretora, tem assinatura do Fantaspoa na produção. A sessão, marcada para 21h30, será seguida por debate com o público, com as presenças de Elizabeth e do produtor grego Konstantinos Koutsoliotas. A diretora, produtora e especialista em criação visual, e que trabalhou no conceito artístico e no storyboard de filmes como Mulher Maravilha e Pacific Rim: Uprising, também é a responsável pela ilustração do cartaz da atual edição.

@ Fantaspoa_2017_Cartaz (1)

Sob curadoria e organização de João Fleck e Nicolas Tonsho, o XIII Fantaspoa destaca a atuação feminina na sétima arte. A programação tem 15 filmes dirigidos por mulheres, sendo que sete delas participam presencialmente do evento e conversarão com o público sobre suas obras. Além disso, o evento de encerramento também é ressalta o atual momento “girlpower”. No dia 4 de junho, às 21h30, na Cinemateca Capitólio, será apresentado Tragedy Girls, de Tyler MacIntyre. O filme é protagonizado por Alexandra Shipp (X-Men Apocalipse) e Brianna Hildebrand (Deadpool), e conta a história de duas amigas obcecadas com as redes sociais e que estão dispostas a tudo para fazer com que seu site sobre crimes horrendos se torne um sucesso. De forma bem-humorada e repleto de referências cinematográficas, o longa glorifica o empoderamento feminino trazendo à tona questões atuais da sociedade.

XIII Fantaspoa: Homenageados

Em 2017, o festival homenageia o diretor norte-americano Jeff Lieberman, cuja sólida e respeitada filmografia conta com cultuadas obras do cinema de gênero; o diretor norte-americano Bill Plympton, o maior animador independente do mundo, com uma carreira multipremiada que conta com duas indicações ao Oscar; e Katt Shea, também norte-americana, que é uma das mais proeminentes e bem-sucedidas vozes do cinema fantástico dos anos 1990. Todos os homenageados estarão presentes no evento e participarão de sessões comentadas.

O público terá a oportunidade de participar, gratuitamente, de workshop de direção cinematográfica ministrada por Katt Shea; e de masterclass sobre animação com Plympton. Todos as atividades do Fantaspoa 2017, incluindo festas, programação de filmes, sessões especiais e horários, podem ser conferidas em: www.fantaspoa.com.

XIII Fantaspoa
De 19 de maio a 04 de junho
Cine Santander Cultural – Av. Sete de Setembro 1028. Centro Histórico.
Cinemateca Capitólio – Rua Demétrio Ribeiro, 1085. Centro Histórico.s por meio da cultura.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>