Filme sobre Túlio Piva tem pré-estreia no Santander Cultural

Realizado de forma independente, através de uma campanha de crowdfunding e recursos próprios, o documentário Túlio Piva – Pandeiro de Prata ganha pré-estreia na próxima quinta-feira, 3, no Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028), em Porto Alegre. A sessão acontece às 19h, com a presença do diretor Marco Martins e da produtora Loli Menezes. A entrada é gratuita.

Produzido pela Vinil Filmes, o filme retrata a vida e a obra do compositor e sambista gaúcho, natural de Santiago do Boqueirão. O documentário é narrado em primeira pessoa e traz entrevistas, áudios e materiais de arquivo que costuram a história deste importante artista da música popular brasileira. Túlio Piva consolidou sua carreira musical em Porto Alegre, viveu mais de 50 anos de samba e foi proprietário do bar “Gente da Noite”, lugar em que compôs grande parte de sua obra e gravou quatro LPs.

Esse ano, no dia 4 de dezembro, o sambista estaria completando 100 anos de vida. Morto em 1993, Túlio sempre arquivou coisas a seu respeito, deixando um acervo contendo mais de uma centena de fitas de vídeo com shows, entrevistas e participações na TV, além fitas cassete e fitas de rolo, fotos, partituras e gravações inéditas.

Em abril, conversamos com a produtora Loli Menez, que contou como que, lá em Santa Catarina, ela e o diretor Marco Martins, abraçaram o projeto. “A família Piva veio pra Floripa nos anos 90 e lá por 2004 eu e o Marco produzimos um videoclipe do Rodrigo Piva – Menina de Floripa. Ficamos muito amigos e então tivemos contato com a obra do Túlio e nos apaixonamos”, explicou.

A noite de comemoração e homenagem ao sambista segue no bar Odeon (R. Gen. Andrade Neves, 81), com pocket show de Rodrigo Piva, Bibiana Petek e convidados, a partir das 22h.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>