Projeto Matinê | Porto Alegre recebe maratona de cinema a céu aberto

Sônia Braga estrela "Aquarius"

Sônia Braga estrela “Aquarius”, que integra a programação

[Atualizado 26/05/17 – 15h]
O evento seria realizado realizado originalmente nas datas de 20 e 21, mas foi transferido duas vezes por conta de mau tempo. Nova data: 3 e 4 de junho

Nos dias 3 e 4 de junho, Porto Alegre recebe a primeira edição do Projeto Matinê, um festival de cinema a céu aberto, totalmente gratuito, com sessões de filmes nacionais e atividades relacionadas à sétima arte. O evento ocorre no Parcão e terá acessibilidade a cadeirantes, além de legendas em todo os filmes.

Quatro filmes estão na programação do projeto Matinê. No sábado, 3, o público poderá conferir  Até que a Sbornia nos Separe, animação de Otto Guerra, baseada no espetáculo Tangos & Tragédias, e o elogiado longa de Kleber Mendonça Filho, Aquarius. No domingo, 4, tem Saneamento Básico, filme de Jorge Furtado, produção da Casa de Cinema de Porto Alegre, e a animação O Menino e o Mundo, de Alê Barreto, indicado ao oscar em 2016 na categoria de melhor animação. Nos intervalos de cada exibição, serão projetados curtas-metragens financiados pelo Pró-Cultura RS.

Contudo, antes das exibições, serão realizado bate-papos com renomados diretores de cinema. Participam Otto Guerra, no primeiro dia, e Maíra Coelho, no segundo. As conversas serão mediadas pelo jornalista e comunicador Luciano Potter.

O festival é de cinema, mas música também tem destaque. A banda Cine Floyd vai fazer dois shows distintos. No sábado, a banda executa o álbum Dark Side of the Moon, do Pink Floyd, simultaneamente à exibição de O Mágico de Oz, filme de 1939. No domingo, os guris tocam, sobre a última parte de 2001 Uma Odisséia no Espaço, a extensa Echoes, música de mais de 23 minutos que ocupa todo o lado B do álbum Meddle, de 1971 – lançado três anos após o longa de Stanley Kubrick.

Confira AQUI a nossa resenha de "Até que a Sbornia nos separe"

Confira AQUI a nossa resenha de “Até que a Sbornia nos separe”

Oficinas e atividades

Nos dois dias, o evento disponibilizará um set em chroma key e o público  terá acesso a figurinos e adereços para encenar um momento clássico do cinema na atividade Um Dia de Estrela. A cenas serão editadas e disponibilizadas posteriormente na internet,  além de serem exibidas durante o festival.

No primeiro dia de programação, duas oficinas gratuitas abordam aspectos importantes da produção cinematográfica. Ministrada pela pela maquiadora Luana Zinn, e com duração de duas horas, a oficina de maquiagem de efeitos especiais dará ao público noções de materiais, suas aplicações e as técnicas utilizadas, concluindo com execução prática do aprendizado uns nos outros. As maquiagens serão filmadas e exibidas nos intervalo das projeções.

Já na oficina de animação em stop motion, oms inscritos receberão informações sobre construção de bonecos, técnicas de manipulação, captação e edição de imagens. As imagens serão editadas e o vídeo finalizado também será exibido no telão principal. Será ministrada pelo bonequeiro Nando Rossa e terá duração de duas horas.

As inscrições prévias para as oficinas serão feitas no dia, no local do evento, cada uma contendo 40 vagas. Para o público infantil, será montado um espaço especial com um monitor para exibição de filmes de animação.

Projeto Matinê

Quando: 3 e 4 de junho, sábado e domingo
Onde: Parcão
Horário: 15h às 22h
Classificação: Livre
Evento gratuito.

Programação:

3 de junho, sábado
15h – Vivência de cinema “Um Dia de Estrela” / Oficina de efeitos especiais / Oficina de animação
16h – Bate–papo com diretor Otto Guerra
17h – Show com Cine Floyd – O Mágico de OZ
18h – Mostra Curta Pró-Cultura RS
19h – Exibição do filme de animação Até que a Sbornia nos Separe (Otto Guerra – 2013)
20h30 – Exibição do longa-metragem Aquarius (Kleber Mendonça Filho – 2016)
22h – término

4 de junho, domingo
15h – Vivência de cinema “Um Dia de Estrela”
16h – Bate–papo com a diretora Maíra Coelho
17h – Show com Cine Floyd – 2001 Uma Odisséia no Espaço
18h – Mostra Curta Pró-Cultura RS
19h – Exibição do filme de animação O Menino e o Mundo (Alê Barreto)
20h30 – Exibição do longa metragem Saneamento Básico (Jorge Furtado – 2016)
22h – término

*Em caso de chuva, o evento será transferido.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>