Um documentário sobre Túlio Piva

doc-tulio-piva-vamos-celebrar-o-centenario-201116O ano de 2015 marca o centenário de nascimento do sambista gaúcho Túlio Piva. Autor de canções interpretadas por Elza Soares, Jair Rodrigues, Demônios da Garoa e Elis Regina, o músico é um dos grandes nomes da história do samba no Rio Grande do Sul. É por isso que a Vinil Filmes está buscando fundos através de um crowdfunding para gravar um documentário sobre o cantor e compositor. A campanha está no ar pelo site Kickante.

Nos próximos 54 dias, o objetivo é levantar 40 mil reais. Loli Menezes, produtora executiva do projeto, em parceria com o neto de Túlio, Rodrigo Piva, conta que a Vinil Filmes nunca tinha feito nenhuma campanha de financiamento coletivo. “Como temos urgência em terminar o documentário por ser o ano do centenário, decidimos partir para o crowdfunding e está sendo uma experiência incrível. Estamos no quinto dia de campanha e já arrecadamos 10%”, comemora.

Apesar de ser gaúcha, a protutora mora em Santa Catarina há 20 anos. “A família Piva veio pra Floripa nos anos 90 e lá por 2004 eu e o Marco [Martins] produzimos um videoclipe do Rodrigo – Menina de Floripa. Ficamos muito amigos e então tivemos contato com a obra do Túlio e nos apaixonamos”, explica Loli.

Estar fora do Rio Grande do Sul, no entanto, tem atrapalhado a realização do documentário. “O projeto já esteve aprovado na Rouanet, mas nunca conseguimos captar. Tentamos em Santa Catarina e nos mandaram buscar dinheiro no Rio Grande do Sul, já que Túlio era gaúcho. Tentamos no RS através do Fumproarte, editais do Banrisul, SulGás… e nunca conseguimos, por incrível que pareça”, lamenta a produtora.

O filme será dirigido por Marco Martins. E o próprio Túlio Piva, morto em 1993, deu uma baita ajuda para o projeto. O artista sempre arquivou coisas ao seu respeito, deixando um acervo contendo mais de uma centena de fitas de vídeo com shows, entrevistas e participações na TV, além fitas cassete e fitas de rolo, mais fotos, partituras e gravações inéditas.

Para ajudar com a produção do documentário e saber das contrapartidas para cada doação, é só acessar: http://www.kickante.com.br/campanhas/doc-tulio-piva-vamos-celebrar-o-centenario

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>