Resenha | Série ‘Billions’ apresenta drama no universo da especulação financeira de NY

 

A série de TV Billions, disponível no Brasil via Netflix, está na terceira temporada e conta com elenco de peso. Na trama, Paul Giamatti, vencedor do Emmy (2008) e do Globo de Ouro em duas oportunidades (2009 e 2011), interpreta o procurador norte-americano Chuck Rhoades. Seu objetivo na trama é a caça do bilionário Bobby “Axe” Axelrod (fundador da Axe Capital) — interpretado por Damian Lewis, também vencedor do Globo de Ouro (2013).

A série é uma das principais atrações do canal norte-americano Showtime e só perde em audiência para o seriado premiado Homeland. Contando todas as plataformas, Billions tem audiência de 5 milhões de espectadores por semana. Na segunda temporada, por exemplo, do primeiro episódio até o último, houve aumento significativo de 35% de audiência aos domingos — dia no qual a série é exibida nos EUA.

Drama contemporâneo situado entre as altas finanças e o poder judiciário da cidade de Nova York, Billions mostra a competitividade do mundo financeiro. O roteiro gira em torno de uma luta entre dois gigantes motivados pela ambição de vencer. O primeiro é um alto funcionário do Estado (Rhoades) e o segundo é um rico que vive os maiores sonhos americanos (Axelrod). O confronto é medido em bilhões e cada um não mede esforços para desbancar o outro.

A trama também envolve outros personagens interessantes. Maggie Siff estrela como Wendy Rhoades, esposa de Chuck e, ao mesmo tempo, treinadora de performance e psiquiatra de Axelrod. Malin Akerman interpreta Lara Axelrod, a esposa leal e inteligente do protagonista.

Outro personagem de destaque na série é Taylor Mason (Asia Kate Dillon). Um dos braços direitos de Axelrod, a escalada de Mason é gradual na Axe Capital e ela precisou conquistar a confiança de seu chege até eventualmente chegar ao posto de diretor.

“Nós pensamos que seria uma colisão fascinante incluir uma pessoa que faz parte de uma cultura que normalmente não está andando pelos corredores da Axe Capital e que tem habilidades que são muito valiosas para Axe”, avalia Koppelman, co-criador, produtor e escritor de Billions.

A série Billions tenta reproduzir o ambiente de Wall Street em seus mínimos detalhes. Uma das formas que os criadores e produtores tentaram reproduzir o ambiente competitivo do mundo financeiro foi ao colocar uma cena de poker em um dos episódios da segunda temporada. Para Koppelman, o fato do poker ser um esporte que exige estratégia e conhecimento faz com que a modalidade seja semelhante ao mercado financeiro: “Sempre fui interessado em relacionar os detalhes do poker com o mercado. A maneira como os competidores administram suas fichas é um exemplo disso.”

Outro fator interessante que dá ênfase ao realismo da série é que Giamatti, na preparação para compor seu personagem, se reuniu com Preet Bharara, Procurador dos EUA para o Distrito Sul de Nova York. No episódio The Deal na primeira temporada, os termos do acordo entre Rhoades e Axelrod é quase idêntico ao acordo de 2014 organizado por Bharara com a SAC Capital, na qual foi aplicada multa de US$ 1,2 bilhão.

Billions Terceira temporada

Nova York continua o palco da série. Nesta temporada, os adversários Rhoades e Axelrod já começam sob pressão. Enquanto o bilionário enfrenta um processo judicial e vê grande parte de seus investidores sacando seu dinheiro, Rhoades encontra algumas dificuldades dentro do ambiente de trabalho que atrapalham sua caça. Isso faz com que Rhoades tenha que fazer acordos com pessoas com quem ele não tem grande simpatia.

“Esta temporada é destilada até sua essência”, disse Brian Koppelman. “Todas as razões pelas quais nós amamos as duas primeiras temporadas realmente vêm à tona, e cada um desses personagens se encontra em uma situação que exige que eles acessem partes de si mesmos e talentos que eles nem sabiam que tinham. Cada um está realizando um ato de alta frequência e não há garantia de que eles chegarão ao outro lado”, completa o produtor.

Wendy Rhoades está mais uma vez em uma zona de desconforto. Ao mesmo tempo que é treinadora de desempenho de Axelrod, ela tem que impedir que informações confidenciais de trabalho não cheguem até seu marido. “Sua posição é inquieta e isso faz com que ela tome uma decisão que pode alterar irrevogavelmente a direção de sua vida”, explica David Levien, co-criador, escritor e produtor de Billions.

Muito bem avaliada no IMDb, Billions conta com elenco competente e é uma série com roteiro muito sólido e nada previsível. Com a terceira temporada em andamento, o último episódio está programado para ir ao ar no dia 13 de junho nos EUA.

Embora seja muito provável que a série seja estendida, ainda não há informações oficiais sobre uma nova temporada em 2019.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *