Uruguaio Alejandro Arnutti ganha exposição no Memorial do Rio Grande do Sul

Natural de Artigas, no Uruguai, o pintor e escultor Alejandro Arnutti expõe suas obras pela primeira vez em Porto Alegre, em mostra no Memorial do Rio Grande do Sul. A exposição Pampa Além Fronteiras, do artista há 10 anos radicado na cidade de Uruguaiana, tem curadoria do músico e compositor Sérgio Rojas e fica aberta à visitação do publico de 7 de fevereiro a 11 de março.

Em suas obras, Arnutti retrata o pertencimento de todo fronteiriço que facilmente transita pelo Brasil, Argentina e Uruguai. Na mostra Pampa Além Fronteiras, o público que for ao Memorial do Rio Grande do Sul, encontrará peças que utilizam óleo sobre acrílico e sobre tela, carvão sobre cartão, aquarela sobre papel, além de esculturas de resina de poliéster. Adepto do hiper-realismo, o artista tem participado de exposições individuais e coletivas nos EUA, Itália, Brasil, Uruguai e Argentina. Desde 2012 é professor na Oficina de Desenho e Pintura para jovens e adultos, promovida pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Uruguaiana.

Há alguns anos, Sérgio Rojas conheceu o trabalho de Arnutti justamente ao visitar a prefeitura da cidade – de onde é natural. Lá conheceu um painel do artista reproduz que retrata a retomada de Uruguaiana durante a guerra do Paraguai. Impressionado pela maestria da obra, o músico procurou o autor e desde então são amigos. “Quando o público imerge e interage em memórias e sensações que pertencem ao artista, então se consolida a função da arte”, refere-se Rojas ao trabalho de Arnutti.

É possível acompanhar mais do trabalho de Alejandro Arnutti através do Instagram: @alejandroarnutti

SERVIÇO

O que: Exposição de pinturas e esculturas ‘Pampa Além Fronteiras’, de Alejandro Arnutti
Abertura: 06/02, às 19h, com apresentação de Sérgio Rojas e Daniel Torres
Onde: Memorial do Rio Grande do Sul (Rua 7 de Setembro, 1020 – Centro Histórico, Porto Alegre)
Visitação: de 07 de fevereiro a 11 de março
Horários: de terça a sábado, das 10h  às 13h; domingos e feriados, das 13h às 17h.
Quanto:  Entrada franca
Curadoria: Sérgio Rojas

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *