Documentário sobre o Presídio Central de Porto Alegre estreia nos cinemas

documentario CENTRAL_presidio central

Entra em cartaz, no dia 30 de março, nos cinemas de Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, o documentário CENTRAL, dirigido pela fotógrafa e jornalista Tatiana Sager. O filme vai à fundo nas entranhas do Presídio Central, na capital gaúcha, considerado pela Organização dos Estados Americanos (OEA) uma das piores penitenciárias da América Latina. O longa é inspirado no livro Falange Gaúcha – A História do Crime Organizado no RS, do jornalista Renato Dornelles, que também é codiretor do filme.

Além de depoimentos de policiais militares, do sociólogo Marcos Rolim e de autoridades, como o juiz Sidinei Brzuska, da Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre, CENTRAL ouve os detentos e seus familiares. E mais que isso, entrega as câmeras aos presos, que fazem imagens em locais dentro do presídio que até mesmo a polícia não chega.

O filme, ao abordar as péssimas condições e os números alarmantes que envolvem o Presídio Central, dá o tom da gravíssima crise do sistema penitenciário brasileiro. Os dados mais recentes, deste ano, dão conta que há, no local, mais de 4,4 mil presos, quando a capacidade é para 1824 detentos. Já são 22 anos consecutivos de superlotação.

Recentemente, CENTRAL recebeu o prêmio de melhor documentário no 33º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, promovido pela OAB e pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos. Também foi considerado melhor documentário de língua portuguesa no FESTin — Portugal (2016), além de ter circulado em outros diversos festivais. Para saber onde e como assistir ao documentário, acesse o site oficial AQUI.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>