7#| Diários Latin Guitar Connections, por Thiago Colombo

Diários Latin Guitar Connections por Thiago Colombo estudio 1

[Leia AQUI os outros textos da série]

Semana de botões, telas e de fazer as pazes com os estúdios. Confesso que tive um certo desconforto quando, há duas semanas, comecei a gravar o disco. Por que? Sou, definitivamente, um músico de palco, que trabalhou a vida inteira desenvolvendo técnicas para propagar o som do instrumento em espaços grandes e ter a resposta imediata dos espectadores. É disso que eu me alimento. Não gosto de interagir com microfones a 10 centímetros de distância. É mais ou menos como abraçar uma estátua com a obrigação de demonstrar afeto.

Fiz o melhor que pude, mas devo confessar a sensação de que alguém com metade dos meus skills musicais poderia fazer isso também. A arte do estúdio é muito diferente daquela do palco. É uma arte do makeup, onde o artista deve aceitar, obrigatoriamente, dividir seus méritos com técnicos e softwares. Pois nos últimos dias o egoísmo do músico deu espaço a uma excitação, ao ver os resultados parciais das edições e pré-mixagens, ao ver o violão ganhando um corpo tremendo, talvez impossível de reproduzir em qualquer sala de concerto. Essa é a arte do estúdio. Também tem sua beleza. Abraços!

Estúdio faz o cara ficar abobado.

Um vídeo publicado por Thiago Colombo de Freitas (@thiagocolombodefreitas) em

Thiago Colombo é natural de Farroupilha, bacharel e mestre em Música pela UFRGS, professor da UFPel e doutorando pela Universidade Federal da Bahia. Escreve para o Culturíssima direto da Inglaterra, onde grava o álbum Latin Guitar Connections, com repertório exclusivo de composições próprias para violão. Outras informações AQUI e também pela sua fanpage no facebook. Leia AQUI os outros textos da série.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>