Bloco da Laje lança projeto “4 Estações”

Diego Rosinha

Após um ano de trabalho, o Bloco da Laje apresenta neste sábado, dia 30, o projeto 4 Estações. O lançamento acontece na Casa de Cultura Mário Quintana, Porto Alegre/RS, a partir das 16h, com entrada franca. O trabalho, apoiado em edital Natura Musical de 2018 (Lei de Incentivo Pró-Cultura RS), traz quatro músicas e clipes, cada um em referência a uma estação do ano.

Poético e contestador, o Bloco da Laje faz um brincadeira muito séria desde 2010, pulando carnaval nos espaços públicos – abandonados – de Porto Alegre. Com forte apelo estético do teatro, o grupo se tornou um foco de resistência ao crescente “cordão da Idade Média”.

Diego Machado, um dos fundadores do grupo, explica que o projeto 4 Estações se deu durante o ano de 2019. “Foi intenso, envolveu muitas mãos, mas também foi divertido”, comenta, ressaltando a poderosa parceria com a banda Francisco El Hombre na música O que tu tem cidadão?, composta por ele em parceria com Ricardo Pavão. A música é uma crítica ao sistema capitalista, nos seus aspectos políticos, sociais e culturais a partir da visão do cidadão médio, afinal, o Sistema não está somente fora, está dentro dele.

Visual
Também parte do corpo de diretores artísticos do Bloco, Júlia Ludwig ressalta o fato de o projeto contemplar um álbum visual. “Estamos muito felizes com a possibilidade de registrar nossa história na forma do álbum visual. Temos origem na brincadeira e luta na rua, em um caminho natural ganhamos os palcos e agora, prestes a completar uma década de trabalho e experiência coletiva, chegamos às plataformas de música e gravamos nossos primeiros clipes oficiais. O álbum vem carregado da simbologia, estética e aprendizados de tudo que já foi feito, mas também é um portal pra um novo momento, que amplia nossa rede de troca e oferece um novo mundo de descobertas”.

Além da música O que tu tem cidadão, o projeto contempla Recanto Africano, em referência ao lugar rebatizado pelo grupo – o nome original é Recante Europeu – no Parque da Redenção, na capital gaúcha; a mordaz e divertida Pregadão, com críticas ao (falso) moralismo cristão; e a Deixa brincar, uma ópera carnavalesca recheada de poesia e subversão.

SERVIÇO

BLOCO DA LAJE 4 ESTAÇÕES
Show de lançamento em Porto Alegre
Dia 30 de novembro, às 16h
Casa de Cultura Mario Quintana – Rua dos Andradas 736. Centro histórico. Porto Alegre
Entrada gratuita

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *